Toyota Yaris: novo "cruzado"
O Yaris é o Toyota mais vendido em Portugal e na Europa Ocidental, ocupando a 6.ª posição no disputado segmento dos utilitários com uma quota de 20,4% do mercado total (3 milhões de unidades em 2013, ou quase 4 milhões se contarmos com a Rússia).
€18.240
1.5 VVT-i Hybrid, Active, 5 portas
Sistema de propulsão: 100cv
Motor de combustão: 4 cil./linha, 16 vál., gasolina, injecção indirecta, dianteiro transversal, 'start/stop', 1.491cc, 75cv às 4.800rpm, 111Nm das 3.800 às 4.400rpm
Motor eléctrico: corrente alterna, 61cv, 169Nm, dianteiro transversal
Velocidade máxima: 165km/h
Aceleração 0-100km/h: 11,8 seg.
Tracção/Transmissão: dianteira/automática múltiplas velocidades
Consumo urbano: 3,1l/100km
Consumo extra-urbano: 3,3l/100km
Consumo combinado: 3,3l/100km
Emissões CO2: 75g/km (Euro VI)
Outras versões:
1.0 VVT-i, Active, 3 por.: €13.250
1.4 D-4D, Active, 3 por.: €16.905
1.3 Dual VVT-i, Act., 3 p. €14.690
O Yaris é o Toyota mais vendido em Portugal e na Europa Ocidental, ocupando a 6.ª posição no disputado segmento dos utilitários com uma quota de 20,4% do mercado total (3 milhões de unidades em 2013, ou quase 4 milhões se contarmos com a Rússia).
Estes números revelam, por si só, a grande importância estratégica do Yaris para a Toyota, e justificam, por outro lado, a modernização agora levada a cabo da terceira geração do modelo, que foi lançada em 2011 e está actualmente a meio do seu normal ciclo de vida.
Mil novas peças
Produzido na fábrica da marca em Valenciennes, França, a Toyota investiu cerca de 85 milhões de euros nesta actualização do Yaris, depois de um exaustivo trabalho de pesquisa e desenvolvimento, onde assumiu particular importância a análise da opinião dos actuais proprietários do modelo. Ao todo, no final, o novo Yaris recebeu cerca de mil novas peças aos mais variados níveis.
Para melhorar a dinâmica e o conforto do modelo, por exemplo, as principais alterações mecânicas incidiram na plataforma e em toda a estrutura da carroçaria. O reforço com 36 novos pontos de soldadura e a inclusão de travessas-suporte permitiu aumentar a sua rigidez em cerca de 20%. Por sua vez, a introdução de novas molas, amortecedores e limitadores na suspensão, e os ajustes no controlo da direcção eléctrica assistida resultaram na diminuição dos ruídos da turbulência, de rolamento e mecânicos, e num melhor comportamento em curva
Grelha cruzada
Esteticamente, o Yaris beneficia da evolução do conceito de design "Keen Look and Under Priority" da Toyota o que, trocado por "miúdos", quer dizer que passa a ostentar uma nova frente mais arrojada onde se destaca a grelha em formato de cruz, com as partes superior e inferior separadas, à semelhança da grelha em "X" do seu "irmão" Aygo.
Os grupos ópticos incorporam uma nova tecnologia de lâmpada com projector tanto para as luzes de máximos como para as de médios e, dependendo do nível de equipamento, luzes diurnas de LED.
Na traseira, os retoques são mais discretos. Entre outros, os farolins foram redesenhados e o interior pode receber luzes de LED com novo grafismo, segundo os níveis de acabamento. Há também um novo pára-choques, mais largo e de aspecto mais robusto do que no antecessor, o que altera o comprimento final do Yaris em mais 5cm, para um total de 3,95 metros, sem que isso represente uma evolução nas cotas de habitabilidade.
No interior, o construtor optou por redesenhar o painel de bordo e a própria instrumentação, que apresentam um aspecto mais moderno e elegante. Os painéis das portas foram igualmente redesenhados e há novas cores e materiais nos revestimentos.
Novo motor mais eficiente
Nos motores, o Yaris estreia o pequeno tricilíndrico a gasolina de 1.0 VVT-i de 69cv, que foi profundamente revisto, como no Aygo: gasta 4,3 litros/100km em consumo combinado e 99g/km de CO2 contra 4,8 litros e 110g do anterior. Estão ainda disponíveis o 1.33 VVT-i a gasolina de 100cv, o Diesel 1.4 D-4D de 90cv e a versão híbrida 1.5 VVT-i de 100cv, que também foi actualizada com novas afinações e melhor recuperação de energia na travagem: consome agora 3,3 litros/100km e 75g/km de CO2 contra 3,5l e 79g do anterior.
Disponível em três carroçarias - três e cinco portas e comercial Bizz (€19.665), a gama Yaris desenvolve-se em três níveis de acabamento - Active, Comfort e Sport. As variantes Comfort e Sport podem ainda ser melhoradas com vários pacotes especiais de equipamento (Techno, Plus, Sport e Luxury), alguns dos quais são oferta no lançamento do modelo, que chega em Setembro. Os preços começam nos 13.250 euros. A variante híbrida tem preços a partir dos 18.240 euros.
Negócios em Dusseldorf, a convite da Toyota Caetano
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