Alexandre Fonseca: Gerir a realidade da mudança
Mais longa ou mais curta, esta será uma crise passageira, mas que será tanto maior quanto nós pararmos tudo e deixarmos de trabalhar normalmente. Mais do que nunca, temos de ter capacidade de combinar a adversidade com oportunidades e, por isso, uma das recomendações que faço a todos os gestores é que aproveitem este momento para fazer um balanço do negócio e da estratégia, que aproveitem para ler e estudar, que definam possíveis cenários para os diferentes níveis de impacto que a crise poderá ter, e quais as medidas a implementar para sobreviver a esses mesmos impactos, percebendo que isso pode ser fundamental para definir os caminhos a seguir.
Jack Welch, que tem sido uma referência na minha vida, é para mim uma personalidade cujo exemplo, ao nível da gestão, tenho presente até hoje.
PUB
Por isso, a minha recomendação de leitura recai para as obras deste grande líder, nomeadamente para o livro "Vencer" e para uma máxima deste gestor que muito se adapta à realidade: "Quando o ritmo de mudança dentro da empresa for ultrapassado pelo ritmo da mudança fora dela, o fim está próximo."
Nos dias que vivemos, ter o pragmatismo para entender e gerir esta realidade é o caminho para sobrevivermos aos impactos desta crise. Tenho a certeza de que nada vai ser como antes, mas também estou em crer que há um futuro que será muito positivo.
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda