pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

C-Studio

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

A escola que conta impacto (e não apenas anos)

Pela pena de João Duque, presidente do ISEG, vamos à descoberta de uma escola que ajudou a transformar o País, ganhou selo internacional e está na linha da frente do ensino da economia e da gestão

09 de Julho de 2025 às 08:17
João Duque explora o impacto do ISEG no ensino de economia e gestão em Portugal.
João Duque explora o impacto do ISEG no ensino de economia e gestão em Portugal.

O celebrou, recentemente, 114 anos de história. Poucas instituições em Portugal se podem gabar de tal feito. Mas no ISEG, mais do que contar anos, contamos impacto. Um impacto académico, económico, político e social, sentido em cada geração de líderes que por aqui passou — e que ajudou a transformar a sociedade portuguesa.

Licenciaturas com substância, não só com estatuto

Hoje, o ISEG oferece uma formação sólida, atual e com identidade diferenciada. Cada licenciatura é desenhada para responder aos desafios reais do nosso tempo, com uma base quantitativa forte, escorada numa visão sociológica e comportamental, educando para uma visão crítica da economia, da gestão e da sociedade.

As grandes novidades deste ano letivo que se avizinha são a versão integralmente em inglês da licenciatura em Applied Mathematics for Economics and Management – ou MAEG, em inglês, como é chamada no ISEG – e os novos planos de estudos das licenciaturas de Gestão e Economia.

O MAEG é um curso famoso pela exigente e elevada média de entrada, a mais alta de entre todas as médias de entrada de entre todas as licenciaturas das Universidades de Lisboa e a terceira do País. Ela alia a precisão da matemática ao pensamento económico e à resolução de problemas em contextos empresariais, sociais e políticos.

A estas juntam-se as outras cinco licenciaturas que o ISEG já tinha – Economia, Economics, Gestão, Management e Finance – que partilham um ADN comum: rigor analítico, pensamento plural e espírito crítico. E neste ano que se aproxima, os cursos de licenciatura foram amplamente revistos de modo a adaptá-los às novas metodologias de aprendizagem, aos novos problemas que se apresentam às empresas e à sociedade, tornando-as um desafio fantástico para alunos e docentes!

No fundo, refundando métodos que no ISEG seguem um princípio básico: a escola não segue uma doutrina de ensino ou corrente de pensamento, antes desafiando os alunos a aprenderem a pensar por si, a questionarem e a decidirem, assumindo a responsabilidade dessa decisão. Isto é, o ISEG prepara os alunos para a vida.

As novidades do ano letivo que se avizinha são a versão integralmente em inglês da licenciatura em MAEG e os novos planos de estudos das licenciaturas de Gestão e Economia

Mais do que uma faculdade. Uma forma de estar

O ISEG é uma escola livre, plural e comprometida. Um espaço onde todas as correntes científicas e ideológicas têm voz. No ISEG, respira-se liberdade de ensinar e aprender, autonomia, debate e diversidade com respeito pelo interlocutor. Ensina-se economia com consciência social, gestão com responsabilidade ética, e decisão baseada em dados e modelos, mas com os olhos postos nas pessoas.

Por isso, estudar no ISEG é muito mais do que assistir a aulas. É viver um campus com alma e uma oferta cultural única, em que o histórico Convento do Quelhas se cruza com edifícios modernos e uma vida académica vibrante no coração de Lisboa. É fazer parte de dezenas de núcleos e associações. É dançar no arraial de maio e saborear um pastel de nata entre colegas que vêm de todos os cantos do mundo. É crescer num ambiente no qual o sucesso coletivo vale mais do que a conquista individual.

Acreditações internacionais. Coração português

O ISEG é uma escola com selo internacional: Triple Crown (EQUIS, AACSB, AMBA), presença nos rankings do Financial Times e uma unidade de investigação – a ISEG Research, com nota máxima pela FCT. Mas o seu compromisso com a excelência vai além das distinções.

Com mais de 7.000 estudantes em licenciaturas, mestrados, doutoramentos e formação executiva, o ISEG assume-se como uma escola global com alma portuguesa. O ISEG também forma em inglês, para o mundo. Mas continua e continuará a formar, com excelência, em português, em todos os graus de ensino, para os que vivem, trabalham, contribuem com os seus impostos e constroem o futuro aqui.

É nessa ponte entre o local e o global, entre a tradição e a inovação, que está a verdadeira força do ISEG.

Mais notícias