O ISEG celebrou, recentemente, 114 anos de história. Poucas instituições em Portugal se podem gabar de tal feito. Mas no ISEG, mais do que contar anos, contamos impacto. Um impacto académico, económico, político e social, sentido em cada geração de líderes que por aqui passou — e que ajudou a transformar a sociedade portuguesa.
Licenciaturas com substância, não só com estatuto
Hoje, o ISEG oferece uma formação sólida, atual e com identidade diferenciada. Cada licenciatura é desenhada para responder aos desafios reais do nosso tempo, com uma base quantitativa forte, escorada numa visão sociológica e comportamental, educando para uma visão crítica da economia, da gestão e da sociedade.
As grandes novidades deste ano letivo que se avizinha são a versão integralmente em inglês da licenciatura em Applied Mathematics for Economics and Management – ou MAEG, em inglês, como é chamada no ISEG – e os novos planos de estudos das licenciaturas de Gestão e Economia.
O MAEG é um curso famoso pela exigente e elevada média de entrada, a mais alta de entre todas as médias de entrada de entre todas as licenciaturas das Universidades de Lisboa e a terceira do País. Ela alia a precisão da matemática ao pensamento económico e à resolução de problemas em contextos empresariais, sociais e políticos.
A estas juntam-se as outras cinco licenciaturas que o ISEG já tinha – Economia, Economics, Gestão, Management e Finance – que partilham um ADN comum: rigor analítico, pensamento plural e espírito crítico. E neste ano que se aproxima, os cursos de licenciatura foram amplamente revistos de modo a adaptá-los às novas metodologias de aprendizagem, aos novos problemas que se apresentam às empresas e à sociedade, tornando-as um desafio fantástico para alunos e docentes!
No fundo, refundando métodos que no ISEG seguem um princípio básico: a escola não segue uma doutrina de ensino ou corrente de pensamento, antes desafiando os alunos a aprenderem a pensar por si, a questionarem e a decidirem, assumindo a responsabilidade dessa decisão. Isto é, o ISEG prepara os alunos para a vida.
Mais do que uma faculdade. Uma forma de estar
O ISEG é uma escola livre, plural e comprometida. Um espaço onde todas as correntes científicas e ideológicas têm voz. No ISEG, respira-se liberdade de ensinar e aprender, autonomia, debate e diversidade com respeito pelo interlocutor. Ensina-se economia com consciência social, gestão com responsabilidade ética, e decisão baseada em dados e modelos, mas com os olhos postos nas pessoas.
Por isso, estudar no ISEG é muito mais do que assistir a aulas. É viver um campus com alma e uma oferta cultural única, em que o histórico Convento do Quelhas se cruza com edifícios modernos e uma vida académica vibrante no coração de Lisboa. É fazer parte de dezenas de núcleos e associações. É dançar no arraial de maio e saborear um pastel de nata entre colegas que vêm de todos os cantos do mundo. É crescer num ambiente no qual o sucesso coletivo vale mais do que a conquista individual.
Acreditações internacionais. Coração português
O ISEG é uma escola com selo internacional: Triple Crown (EQUIS, AACSB, AMBA), presença nos rankings do Financial Times e uma unidade de investigação – a ISEG Research, com nota máxima pela FCT. Mas o seu compromisso com a excelência vai além das distinções.
Com mais de 7.000 estudantes em licenciaturas, mestrados, doutoramentos e formação executiva, o ISEG assume-se como uma escola global com alma portuguesa. O ISEG também forma em inglês, para o mundo. Mas continua e continuará a formar, com excelência, em português, em todos os graus de ensino, para os que vivem, trabalham, contribuem com os seus impostos e constroem o futuro aqui.
É nessa ponte entre o local e o global, entre a tradição e a inovação, que está a verdadeira força do ISEG.