A qualidade e a excelência académicas, a proximidade ao mundo empresarial e uma abordagem humana e personalizada ao percurso de cada estudante. São estes os três os pilares fundamentais pelos quais se distingue a Católica Porto Business School (CPBS). Quem o diz é a professora Helena Correia, diretora adjunta para as licenciaturas e docente, que acrescenta: “Não somos apenas uma escola de negócios; somos um espaço onde o talento é desenvolvido e os futuros líderes são preparados com uma visão internacional e um profundo sentido de responsabilidade social e ética. Como unidade da Universidade Católica Portuguesa, pomos a pessoa no centro da nossa missão, com uma orientação claramente humanista. Valorizamos o desenvolvimento integral dos estudantes — académico, pessoal e ético — e procuramos formar profissionais competentes, mas também cidadãos responsáveis, com sentido crítico, consciência social e respeito pelo outro.”
Considerando que a capacidade de inovação e adaptação às dinâmicas do mercado global justifica o sucesso da escola, a professora salienta também a qualidade dos docentes e dos programas de estudos, sistematicamente atualizados para responderem às necessidades do mercado. “Os nossos programas são desenhados para serem ágeis e relevantes, incorporando as mais recentes tendências e tecnologias. Acreditamos numa aprendizagem hands-on, em que os estudantes são constantemente desafiados a aplicar o conhecimento em contextos reais, através de projetos, estudos de caso e interações diretas com empresas”, explica Helena Correia.
Com uma cultura institucional marcada pela proximidade, na CPBS os estudantes não são apenas números, são indivíduos com aspirações e talentos únicos. “A dimensão da nossa escola permite uma relação próxima entre professores e estudantes, facilitando a mentoria e o acompanhamento personalizado, fatores decisivos para o sucesso académico e profissional.” Além disso, salienta Helena Correia, a CPBS é a única escola de negócios no Porto e na região norte com o estatuto internacional de Triple Crown, um reconhecimento atribuído pelas três principais entidades mundiais de acreditação do ensino superior em gestão — EQUIS, AACSB e AMBA. “Só 1% de escolas em todo o mundo detém este estatuto. Quatro destas escolas são nacionais, sendo duas delas escolas da Universidade Católica Portuguesa”, destaca.
Programas de excelência
É a oferta formativa de excelência que tem vindo a contribuir para o grande sucesso da escola. Para este ano letivo de 2025/2026, afirma Helena Correia, a CPBS mantém a oferta nas áreas de gestão e economia, com licenciaturas e mestrados alinhados com as exigências do mercado e as aspirações dos estudantes. Em destaque estão três programas: a licenciatura em Gestão, “um programa abrangente que prepara os estudantes para os múltiplos desafios do mundo empresarial, combinando uma sólida formação técnica com uma forte componente prática”. A licenciatura em Economia que, “focada na compreensão dos mercados, das políticas económicas e do impacto das decisões financeiras, é ideal para quem ambiciona uma carreira em consultoria, banca, organismos públicos ou análise económica”. E a dupla licenciatura em Direito e Gestão, “um programa único em Portugal, formação conjunta da CPBS e da Escola de Direito do Porto da UCP, que oferece dois diplomas em cinco anos. Uma combinação exigente e complementar que responde à crescente interdependência entre as áreas jurídica e de gestão, preparando profissionais altamente versáteis.”
Empregabilidade máxima
Com um índice de empregabilidade “excecionalmente elevado, acima dos 98% nos primeiros meses após a conclusão das licenciaturas e de 100% na dupla licenciatura em Direito e Gestão”, é possível confirmar não só a qualidade da formação como a forte ligação que a escola mantém com o mundo empresarial, que, segundo a responsável da CPBS, se manifesta através de vários eixos: dois Conselhos Consultivos compostos por líderes empresariais e académicos de renome internacional; estágios e projetos desenvolvidos em parceria com empresas, em que os estudantes resolvem desafios reais; eventos de carreira (Career Days, workshops de networking, sessões de recrutamento e apresentações de empresas), que aproximam os estudantes de potenciais empregadores; e mentoria e coaching.
Ao concluir a licenciatura na Católica Porto Business School, o estudante pode ter expectativas elevadas no que diz respeito à sua carreira e empregabilidade. “Estará preparado para desempenhar funções em diversas áreas, da gestão e da economia. Além de se inserirem em grandes multinacionais ou empresas de referência, muitos dos nossos estudantes também desenvolvem os seus próprios projetos de empreendedorismo”, salienta Helena Correia, concluindo: “A Católica Porto Business School oferece uma experiência educacional transformadora que vai além da sala de aula. Aqui, os estudantes não só adquirem conhecimento de ponta, mas também desenvolvem as competências e a mentalidade necessárias para serem líderes com impacto no futuro. Escolher a CPBS é investir num futuro promissor, no qual o estudante será desafiado a crescer, a inovar e a fazer a diferença.”