Num cenário empresarial em que a incerteza e a volatilidade moldam decisões diárias, a formação de executivos exige uma abordagem que combine visão holística e ferramentas práticas. É aqui que a AESE Business School, com o seu AESE Executive MBA, que terá nova edição em outubro de 2025, se posiciona.
As tendências globais em formação executiva apontam para a crescente importância da literacia digital, inteligência artificial e capacidade de liderança em contextos multiculturais. É neste panorama que o programa da AESE se estrutura, preparando líderes capazes de gerar "um impacto profundo, positivo e duradouro nas pessoas, nas empresas e no mundo", explica Rafael Franco, diretor do MBA.
A AESE foi a primeira escola de negócios de Portugal, tendo sido fundada em 1980, em Lisboa, com o apoio do IESE Business School. A parceria prolonga-se até hoje e o AESE Executive MBA distingue-se por ter "um corpo docente composto por professores da AESE, do IESE e de outras top business schools internacionais".
A instituição faz-se distinguir pelo uso do Método do Caso, metodologia que simula situações empresariais reais para decisões em tempo real. "Os executivos exercitam a tomada de decisões em contexto de incerteza e com informação limitada – precisamente o cenário que enfrentam diariamente", informa Rafael Franco. Esta abordagem prática permite aos participantes desenvolverem competências fundamentais para a gestão num ambiente complexo, analisando casos reais em grupo.
Com participantes que apresentam uma média de 12 anos de experiência profissional, o programa cria uma rede de contactos de "elevadíssimo valor", nas palavras do diretor. Esta rede materializa-se em projetos de sucesso nascidos no módulo Entrepreneurial Initiative, como a Agri Marketplace, "uma plataforma digital B2B para comercialização de produtos agrícolas", ou ainda a Hope Care, empresa de saúde digital, e a YOOB, serviço de entregas urbanas sustentável.
Dimensão internacionalAs semanas em Lisboa, Barcelona e Tóquio são "experiências imersivas que desenvolvem competências essenciais para operar num mundo globalizado". Em Lisboa, os executivos aprimoram conhecimentos em estratégia e inovação. Posteriormente, em Tóquio, no Japão, e Barcelona, em Espanha, visitam empresas líderes, estimulando "a adaptabilidade, a resiliência e a capacidade de inovação".
O conceito de elective track permite aos participantes personalizar cinco dias completos de formação, ajudando-os a "construir um perfil diferenciado no mercado", esclarece o diretor.
Valor para executivos senioresCom 68% dos participantes já em cargos de direção, o programa cria valor em três vertentes: proporciona "uma visão mais holística do negócio"; revela "novas perspetivas de gestão"; e abre "novas oportunidades de negócio".
Para muitos executivos, "o programa representa um momento crucial de reflexão estratégica sobre a sua carreira e sobre o futuro das suas organizações".
A AESE antecipa tendências como "a crescente importância da literacia digital e da inteligência artificial, a necessidade de liderança em contextos multiculturais e o foco na sustentabilidade".
A edição de 2025, diz o diretor do programa, vai reforçar as áreas de data analytics e inteligência artificial, fortalecendo ainda os módulos de inovação e ética empresarial, alinhando-se com o compromisso da escola com a responsabilidade social.
O impacto da formação executiva da AESE Business School é visível: participantes são promovidos durante ou após o programa, assumem cargos internacionais ou transformam as suas empresas com crescimento sustentável. Um investimento que se traduz não apenas na progressão de carreira, mas também na satisfação profissional e no sentimento de propósito.
AESE Executive MBA
Experiência: participantes com média de 12 anos de experiência profissional.
Liderança: 68% dos participantes já ocupam cargos de direção.
Dimensão global: semanas internacionais em Lisboa, Barcelona e Tóquio.
Personalização: cinco dias completos de formação personalizável via elective track.
Networking: acesso a uma rede de alumni responsável por projetos inovadores.
Próxima edição: outubro de 2025, com reforço em data analytics e inteligência artificial.
GSM: uma aposta na formação para a mobilidade do futuroDe 23 de outubro a 20 de novembro de 2025, a AESE Business School vai realizar, em Lisboa, a segunda edição do programa GSM – Gestão Sustentável da Mobilidade. "A mobilidade sustentável é um desafio urgente e coletivo. Envolve descarbonização, integração de novas tecnologias e reforço do transporte público", diz Miguel Sanches, diretor do programa da AESE.
Baseado no Método do Caso da Harvard Business School, o GSM prepara executivos do setor público, operadores de transportes e empresas da cadeia de valor para enfrentarem os desafios da descarbonização e digitalização. Com a colaboração do IESE Business School e vários conferencistas convidados, o programa promete oferecer uma visão integrada e estratégica para o futuro da mobilidade. Mais informações aqui.