pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

C-Studio

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Transformar executivos em líderes

Da teoria à prática: a FEP utiliza uma fórmula única de ensino que tem demonstrado resultados concretos na preparação dos decisores que as organizações procuram.

06 de Maio de 2025 às 14:56

A missão da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) é clara: preparar os melhores decisores empresariais do país. Os seus mestrados executivos distinguem-se pela "combinação única entre rigor académico, aplicabilidade prática e proximidade ao tecido empresarial", como sublinha o diretor da instituição, Óscar Afonso. A FEP consolidou a sua posição entre as 40 melhores escolas de Economia e Gestão da Europa, segundo o ranking do Financial Times.

Os cinco programas da FEP foram "concebidos para profissionais em exercício, com experiência relevante". Destinam-se a quem procura uma formação exigente com "impacto prático imediato". A proposta assenta em seis pilares: atribuição de grau académico, excelência científica, aplicação prática, flexibilidade, corpo docente qualificado e networking.

"Os mestrados executivos da FEP conferem um grau académico – o grau de mestre – e são direcionados para profissionais com, pelo menos, cinco anos de experiência relevante", sublinha Óscar Afonso. "Trata-se de uma formação mais exigente, desenhada para quem procura transformar a sua prática profissional, evoluir na carreira ou assumir novas responsabilidades de liderança."

O formato é pensado para profissionais no ativo. Permite "conciliar a vida profissional com a formação". As aulas decorrem em horário pós-laboral. Alguns programas oferecem formato híbrido, combinando sessões presenciais com ensino à distância.

"Os mestrados executivos da FEP têm vindo a crescer de forma estratégica", afirma o diretor. Em 2024/2025 foram lançados os primeiros programas — em Gestão de Operações de Retalho e em Banca, Instrumentos e Mercados Financeiros. Para 2025/2026, seguem-se Administração Hospitalar, Finanças e Economia e Políticas Públicas.

Estes programas "respondem às exigências atuais do mercado". Integram "conteúdos orientados para áreas críticas como digitalização, sustentabilidade, liderança ética e gestão em contextos de elevada incerteza".

[Os mestrados executivos da FEP] são uma formação mais exigente, desenhada para quem procura transformar a sua prática profissional, evoluir na carreira ou assumir novas responsabilidades de liderança.Óscar Afonso, diretor da FEP

Ligação empresarial e dimensão internacional

A ligação ao mundo empresarial é reforçada "através da resolução de casos concretos, projetos aplicados e intervenções de líderes empresariais". Todo o desenvolvimento curricular "resulta de um diálogo contínuo com empresas, entidades públicas e antigos alunos".

Destaca-se o "Clube de Gestores, que reúne líderes de topo para discutir os principais desafios da gestão contemporânea". Os formandos contam também com o "Serviço de Desenvolvimento e Carreira, que presta acompanhamento individualizado" desde o planeamento profissional à preparação para processos de recrutamento.

A FEP tem cultivado uma "marcada vocação internacional", refletida numa extensa rede de parceiros em diversos países. Os participantes beneficiam de "acesso a eventos com oradores internacionais, muitas vezes organizados em parceria com escolas de negócios estrangeiras de reconhecido prestígio".

Esta dimensão internacional cria oportunidades de networking global e exposição a diferentes contextos empresariais, enriquecendo a visão estratégica e capacidade de atuação em ambientes multiculturais.

Impacto na carreira profissional

Para avaliar o retorno do investimento, a FEP monitoriza indicadores como progressão salarial, promoções internas e mudança de função. Estes dados são complementados com testemunhos de alumni.

Entre os casos de sucesso incluem-se "assunção de cargos de direção geral em grandes organizações; criação de startups de base tecnológica; e transição para áreas de maior crescimento, como a saúde digital ou a sustentabilidade financeira".

Apesar da implementação recente, os resultados são "muito encorajadores". Os participantes reportam progressos concretos, aumento de responsabilidades e transições bem-sucedidas. A experiência da FEP demonstra que os seus programas contribuem para uma efetiva valorização profissional, tanto no mercado nacional como internacional.

Mestrados executivos da FEP

    2025/2026:

    • Mestrado em Administração Hospitalar
    • Mestrado em Banca, Instrumentos e Mercados Financeiros
    • Mestrado em Economia e Políticas Públicas
    • Mestrado em Finanças
    • Mestrado em Gestão de Operações de Retalho

    Mais notícias