A formação executiva atravessa um momento de profunda transformação, com profissionais e empresas a procurarem soluções personalizadas e alinhadas com tendências globais. A Portucalense Business School – da Universidade Portucalense – posiciona-se como referência no mercado português, através de uma abordagem que combina rigor académico, experiência prática e internacionalização.
"A estratégia da Portucalense Business School passa por oferecer às empresas e aos profissionais cursos inovadores e diferenciadores, que respondam à evolução do mercado e aos desafios das empresas", afirma Marta Ferreira, coordenadora executiva.
Nos últimos dois anos, a escola registou um crescimento significativo na procura por formação executiva. "O grande desafio da formação executiva tem-se centrado na construção de programas que assentem em tendências futuras, com elevada personalização como resposta às necessidades específicas do mercado", refere a responsável.
Esta personalização manifesta-se através de programas com diferentes durações e formatos – desde intensivos de um dia até ao MBA Executivo de dez meses (ver texto ao lado) – com opções presenciais, online ou blended. A tecnologia também é fundamental, com plataformas de Inteligência Artificial que proporcionam "experiências mais imersivas e interativas", permitindo simulações empresariais e projetos colaborativos.
A instituição tem intensificado parcerias nacionais e internacionais que "valorizam os programas" e possibilitam aos participantes interagirem com executivos de diferentes setores e países. O MBA Executivo exemplifica esta abordagem, incluindo sessões internacionais e docentes estrangeiros, "proporcionando visão global dos desafios e oportunidades do mercado".
A marca distintiva da Portucalense Business School é o seu foco no desenvolvimento do pensamento estratégico e espírito crítico. "Procuramos atualizar anualmente os nossos programas com conteúdos inovadores", explica Marta Ferreira, destacando os "encontros com profissionais para alinhar conteúdos com necessidades empresariais".
A instituição forma líderes em diversas áreas, não se limitando à gestão tradicional. A escola pretende "formar líderes inovadores, agentes de mudança com capacidade criativa nas áreas de Direito, Gestão, Tecnologia, Arquitetura ou Turismo".
As metodologias baseadas em "estudos de caso, simulações e projetos colaborativos" e o corpo docente que combina "sólida trajetória académica com experiência de mercado" são diferenciais competitivos que "elevam a qualidade dos programas".
Impacto mensurável nas carreirasOs programas são desenhados para profissionais em diferentes estágios da carreira. "O crescimento na categoria profissional ou a mudança de função são indicadores de relevância", afirma a coordenadora, confirmando que a escola está "a responder às necessidades do mercado e expectativas profissionais".
A maioria dos programas inclui projetos desenvolvidos ao longo do curso, "permitindo orientar a aplicação prática dos conteúdos adquiridos e apoiar nas decisões estratégicas", com impacto direto no desempenho profissional.
Connect2UPT: o pilar da inovação estratégicaEnquanto muitas instituições focam-se apenas na transmissão de conhecimentos, a Portucalense Business School desenvolveu um ecossistema que vai além da sala de aula. Em destaque está a plataforma Connect2UPT, uma inovação estratégica da instituição. Trata-se de uma rede interna "exclusiva à comunidade da Portucalense, composta por estudantes, alumni e as diferentes empresas parceiras, na qual são divulgadas oportunidades de carreira, desenvolvimento de networking e mentoria", explica Marta Ferreira, coordenadora executiva da escola. Esta plataforma vai além do simples networking: mantém comunicação regular entre diplomados, alumni e estudantes finalistas, conectando-os diretamente com empresas que promovem ofertas de emprego, programas trainee, estágios profissionais, concursos e estágios de verão.
Um outro aspeto valorizado pelos participantes das formações executivas da Portucalense Business School é a forte componente prática dos programas. "As metodologias aplicadas pelos docentes contribuem para os fatores distintivos da formação, pois têm por base estudos de caso, simulações em ambiente empresarial e projetos colaborativos, tornando os programas mais dinâmicos e próximos do contexto real", destaca a coordenadora.
Formação personalizadaA oferta formativa destaca-se pela sua flexibilidade, adaptando-se às necessidades específicas de cada perfil. "Os programas assumem diversos formatos: mais intensivos, com duração de um dia até um mês, com conteúdo técnico e especializado; até ao MBA Executivo, o nosso curso mais longo, de dez meses", explica.
Para empresas, a PBS oferece programas totalmente customizados. São desenhados "consoante as necessidades específicas e o ADN da empresa", permitindo um alinhamento perfeito com os objetivos estratégicos de cada organização.