A mobilidade elétrica está a crescer como nunca – e Portugal acompanha o ritmo global. Em 2024, foram vendidos mais de 17 milhões de veículos elétricos em todo o mundo, com previsão de atingir 42 milhões já em 2030, segundo a Agência Internacional de Energia . Em Portugal, só em julho de 2025, as vendas subiram quase 19% face ao ano anterior, de acordo com dados da Associação Automóvel de Portugal.
Na perspetiva da EDP, para que este crescimento seja sustentável, a rede de carregamento precisa de acompanhar o aumento da procura. Segundo a empresa, a conveniência e a fiabilidade das soluções de carregamento são fatores decisivos para consolidar a transição energética no setor da mobilidade.
Desta forma, e desde 2018, a EDP contratou mais de 6.550 pontos de carregamento em Portugal e Espanha, localizados em supermercados, hotéis, restaurantes e postos de abastecimento, ajudando os utilizadores a carregar os veículos sem alterar as rotinas do dia a dia. Até agora, segundo a empresa, na sua rede já foram realizadas mais de 3,4 milhões de sessões públicas, evitando 52 mil toneladas de CO2.
Segundo a EDP, a sua rede cobre atualmente todos os distritos e mais de metade dos concelhos do país, com novos pontos a serem instalados todos os meses. Neste contexto, a empresa estima que mais de metade dos portugueses não tenha garagem para carregamento noturno, motivo pelo qual tem especial importância o fato de estar a implementar mais de 250 novos pontos públicos em várias cidades.
Soluções para todos
Para o mercado das frotas empresariais, que são responsáveis por cerca de 40% das viagens rodoviárias e quase metade das emissões, apesar de representarem apenas 20% do parque automóvel, a EDP oferece soluções integradas. Estas permitem aos colaboradores das empresas carregar na via pública, no trabalho e em casa, gerindo os carregamentos através da aplicação EDP Charge, que disponibiliza funcionalidades como reembolso de carregamentos domésticos e pagamento centralizado. Para particulares, a empresa disponibiliza wallboxes para carregamento em casa, com controlo total via app. Em edifícios multifamiliares, a EDP simplifica o processo, garantindo que o carregamento não gera custos adicionais para os vizinhos nem afeta a rede elétrica.
Adicionalmente, a EDP pretende continuar a apostar na inovação e no desenvolvimento de projetos de carregamento inteligente de veículos elétricos, que promovam o uso de energia em períodos de menor custo e maior disponibilidade de fontes renováveis. São sistemas que asseguram que o veículo está carregado até à hora definida pelo utilizador, contribuindo para a redução de custos e para uma gestão mais eficiente da rede elétrica.
Investimento contínuo e liderança de mercado
Segundo fontes da EDP, a empresa tem hoje mais de 150 mil clientes de mobilidade elétrica e planeia ultrapassar os 5.000 pontos de carregamento contratados em Portugal para a rede pública nos próximos dois anos, reforçando a experiência de carregamento e mantendo a liderança que afirma ter no setor. O investimento da empresa na rede inclui diferentes tipos e potências de carregadores, desde pontos normais em meio urbano — como os 190 do concurso Ruas Elétricas — até soluções de carregamento rápido e ultrarrápido, como as instaladas em parceria com McDonald’s, Aldi e nas autoestradas da Brisa.
Estratégia para o futuro
A EDP pretende consolidar a sua posição como principal ator da mobilidade elétrica em Portugal e Espanha, combinando expansão de rede, inovação tecnológica e reforço de parcerias. A meta é, garante a empresa, assegurar que cada utilizador tenha acesso a soluções de carregamento convenientes, previsíveis e económicas, ao mesmo tempo que contribui para a neutralidade carbónica. A estratégia inclui ainda o desenvolvimento de serviços que ligam tecnologia, eficiência e transição energética.