Em abril de 2024, nasceu em Portugal a Ayvens — a nova marca global resultante da fusão entre ALD Automotive e LeasePlan. A nova empresa definiu-se desde logo como um operador orientado para a mobilidade sustentável, com uma oferta de renting completa, gestão de frotas e soluções multimobilidade, e uma forte aposta na eletrificação e na digitalização.
Até à data, este período da nova entidade, “foi desafiante”, mas foi possível “imprimir uma dinâmica positiva à transformação em curso”, afirma António Oliveira Martins, diretor-geral da Ayvens em Portugal. “A mudança representou não apenas uma alteração de nome, mas uma evolução estratégica, na sequência da aquisição da LeasePlan pela ALD Automotive.”, nota o responsável.
Mudança de marca e modernização
Segundo o diretor-geral, “em Portugal, este processo foi conduzido de forma sólida, garantindo a continuidade do que os nossos clientes reconhecem e valorizam há mais de três décadas”. Neste contexto, António Oliveira Martins destaca que a empresa conseguiu “manter os valores de qualidade, inovação e proximidade, ao mesmo tempo que reforçou a ambição de liderar a transformação do setor, com foco na eletrificação das frotas”.
Embora a transição da marca LeasePlan para Ayvens tivesse sido a mudança mais visível, nas palavras do diretor-geral, “esta transformação foi muito além de uma nova identidade visual, representou uma fusão de recursos e conhecimentos”. Na sua perspetiva, a marca “modernizou-se e a ambição cresceu, mantendo uma alargada oferta de soluções flexíveis e adaptadas às novas exigências do mercado.”
Assim, e ao longo destes meses enquanto Ayvens, a empresa “assumiu um papel ativo na concretização da ambição de liderar a mobilidade sustentável”, afirma António Oliveira Martins, explicando o que foi feito nesse sentido: “Intensificámos a transição energética da nossa frota, aumentando significativamente a proporção de veículos elétricos e híbridos plug-in nas soluções que disponibilizamos.” Entre as iniciativas concretizadas nesta área, o responsável destaca o Ayvens Electric, “uma solução integrada, desenvolvida em parceria com a EDP Comercial”, e que reúne, num único contrato, “a aquisição de um veículo elétrico, a seleção e a instalação do posto de carregamento, o fornecimento do cartão de abastecimento de energia e a gestão dos consumos”, explica.
Por outro lado, eletrificaram a sua própria frota e adotaram práticas mais sustentáveis no dia a dia da operação. Nomeadamente, “através da digitalização de processos e da redução de deslocações, contribuindo ativamente para a redução da nossa pegada carbónica”, conta.
Renting flexível e consultoria
Numa altura em que a propriedade de veículos dá cada vez mais lugar à sua simples utilização, a Ayvens “oferece soluções inovadoras e flexíveis para o renting automóvel, que apresentam diversas vantagens para empresas e particulares”. Por exemplo, “com uma renda mensal fixa, os clientes Ayvens podem prever custos, enquanto todas as despesas ligadas ao veículo (como impostos, seguros, manutenção e pneus) estão incluídas, evitando preocupações com custos inesperados” conta António Oliveira Martins. Nesse sentido, o responsável realça a solução Ayvens Flex, “um renting flexível de curta duração, que corresponde a uma solução mais ágil, na qual todos os serviços se incluem numa renda mensal”.
Para o responsável máximo da marca em Portugal, importa igualmente referir que além dos produtos oferecidos, o que distingue também a Ayvens “é a atividade de consultoria disponibilizada, sem custos, aos clientes”. Masi: a marca desenvolve com regularidade vários estudos. “O nosso objetivo é ter o conhecimento para oferecer as soluções de mobilidade adequadas às necessidades de cada cliente – ajudando a otimizar o custo total de utilização, a eletrificar frotas, a reduzir as emissões de CO2, a explorar opções de mobilidade alternativas e a melhorar a segurança dos condutores”, explica o diretor-geral da Ayvens em Portugal.
Digitalização da experiência
A evolução tecnológica tem sido também um elemento central na transformação da operação e da oferta da Ayvens. Segundo António Oliveira Martins, a gestora de frota tem vindo a apostar fortemente na autonomia do cliente, permitindo-lhe realizar todo o processo de seleção, encomenda e assinatura do contrato de um veículo de forma totalmente digital, sem necessidade de contacto direto com um colaborador. Este modelo digital, considera, “oferece uma experiência mais rápida, cómoda e eficiente”. A empresa disponibiliza ainda ferramentas digitais que facilitam a gestão das frotas. Para o responsável, “um bom exemplo disso é a plataforma My Ayvens Fleet, uma ferramenta online de reporting que simplifica a gestão de frotas, oferecendo dados detalhados e acessíveis em tempo real.” Outra funcionalidade em destaque é o Oficina Fácil, integrada na app My Ayvens Driver, que “permite ao cliente localizar facilmente pontos de assistência próximos e agendar manutenções de forma simples e prática”, conclui.