Criada em 2019, no seio do Grupo Mota-Engil, como operador de rede de mobilidade elétrica, a REMO (então Mota-Engil Renewing), nasceu como parte da resposta do Grupo às necessidades da transformação global em curso rumo à descarbonização. Luís Castanheira, CEO da empresa, conta que a REMO foi criada “para não só alavancar o compromisso ESG do Grupo, como para potenciar a cadeia de valor das suas competências internas, seja no expertise técnico, seja no conhecimento dos mercados e dos respetivos stakeholders”. Hoje, a REMO está presente em três países, com o objetivo de “criar redes modernas, robustas e acessíveis e soluções de mobilidade eficientes que ajudem pessoas, empresas e entidades públicas a optar por uma mobilidade mais sustentável”, afirma o CEO.
Duas áreas de negócio principais
Atualmente, a atividade da empresa assenta em duas áreas de negócio principais. Uma primeira, em que são operadores de rede de mobilidade elétrica, na qual se têm vindo a focar no carregamento ultrarrápido, nos centros urbanos e nas principais vias de comunicação. Esta área “tem um foco claro na experiência de utilização e na personalização da infraestrutura adequando-a às reais necessidades de cada local, e fornecendo energia verde”, afirma Luís Castanheira.
A segunda área centra-se na transição de frotas industriais e de transporte de passageiros. “Além do fornecimento do equipamento circulante, apoiamos na definição da solução de carregamento, gestão e fornecimento de energia verde, através do fornecimento do equipamento em venda ou em modelos as a service”, acrescenta o CEO.
Novidades em preparação
Para os próximos meses, a REMO prepara novos desenvolvimentos na sua oferta. “Estamos a preparar a implementação do modelo de negócio B2C, prevista para o início de 2026, em alinhamento com o novo regulamento jurídico da mobilidade elétrica”, revela o CEO. Paralelamente, estão em curso parcerias estratégicas para a utilização da rede REMO, bem como a instalação dos primeiros hubs de carregamento ultrarrápido.
Rebranding para uma nova etapa
O desenvolvimento e crescimento da empresa trouxe consigo a criação de uma nova marca. A recente mudança de nome de Mota-Engil Renewing para REMO – Powered by Mota-Engil assinala uma nova fase na história da empresa. Segundo Luís Castanheira, deixaram de ser “apenas facilitadores da transição energética para assumir um papel mais amplo e ativo: repensar e reconstruir a mobilidade sustentável de uma forma holística e alinhada com os interesses das pessoas, comunidades e negócios”.
Com o rebranding, a empresa quer consolidar a sua presença internacional e expandir a rede de carregamento em Portugal, Espanha e Polónia. “Esta mudança confere-nos uma identidade mais simples, moderna e escalável, capaz de acompanhar esta nova etapa de crescimento e de reforçar a confiança junto de clientes, parceiros e utilizadores de veículos elétricos”, sublinha o CEO.