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REMO quer modernizar rede de carregamento elétrico

A REMO – Powered by Mota-Engil vai reforçar o seu papel na mobilidade elétrica. Aposta passa por novos modelos de negócio, mais soluções para empresas, e pelo desenvolvimento e instalação de redes modernas e acessíveis.

16:38
A REMO moderniza a rede de carregamento elétrico com novos modelos de negócio
A REMO moderniza a rede de carregamento elétrico com novos modelos de negócio

Criada em 2019, no seio do Grupo Mota-Engil, como operador de rede de mobilidade elétrica, a (então Mota-Engil Renewing), nasceu como parte da resposta do Grupo às necessidades da transformação global em curso rumo à descarbonização. Luís Castanheira, CEO da empresa, conta que a REMO foi criada “para não só alavancar o compromisso ESG do Grupo, como para potenciar a cadeia de valor das suas competências internas, seja no expertise técnico, seja no conhecimento dos mercados e dos respetivos stakeholders”. Hoje, a REMO está presente em três países, com o objetivo de “criar redes modernas, robustas e acessíveis e soluções de mobilidade eficientes que ajudem pessoas, empresas e entidades públicas a optar por uma mobilidade mais sustentável”, afirma o CEO.

Duas áreas de negócio principais

Atualmente, a atividade da empresa assenta em duas áreas de negócio principais. Uma primeira, em que são operadores de rede de mobilidade elétrica, na qual se têm vindo a focar no carregamento ultrarrápido, nos centros urbanos e nas principais vias de comunicação. Esta área “tem um foco claro na experiência de utilização e na personalização da infraestrutura adequando-a às reais necessidades de cada local, e fornecendo energia verde”, afirma Luís Castanheira.

A segunda área centra-se na transição de frotas industriais e de transporte de passageiros. “Além do fornecimento do equipamento circulante, apoiamos na definição da solução de carregamento, gestão e fornecimento de energia verde, através do fornecimento do equipamento em venda ou em modelos as a service”, acrescenta o CEO.

Novidades em preparação

Para os próximos meses, a REMO prepara novos desenvolvimentos na sua oferta. “Estamos a preparar a implementação do modelo de negócio B2C, prevista para o início de 2026, em alinhamento com o novo regulamento jurídico da mobilidade elétrica”, revela o CEO. Paralelamente, estão em curso parcerias estratégicas para a utilização da rede REMO, bem como a instalação dos primeiros hubs de carregamento ultrarrápido.

Luis Castanheira, CEO da REMO

Rebranding para uma nova etapa

O desenvolvimento e crescimento da empresa trouxe consigo a criação de uma nova marca. A recente mudança de nome de Mota-Engil Renewing para REMO – Powered by Mota-Engil assinala uma nova fase na história da empresa. Segundo Luís Castanheira, deixaram de ser “apenas facilitadores da transição energética para assumir um papel mais amplo e ativo: repensar e reconstruir a mobilidade sustentável de uma forma holística e alinhada com os interesses das pessoas, comunidades e negócios”.

Com o rebranding, a empresa quer consolidar a sua presença internacional e expandir a rede de carregamento em Portugal, Espanha e Polónia. “Esta mudança confere-nos uma identidade mais simples, moderna e escalável, capaz de acompanhar esta nova etapa de crescimento e de reforçar a confiança junto de clientes, parceiros e utilizadores de veículos elétricos”, sublinha o CEO.

Neste momento, contamos com mais de 850 pontos de carregamento em portefólio e, até ao final do ano, prevemos que 500 entrem em operação. Luís Castanheira, CEO da REMO
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