Gaspar: 86% das medidas da troika estão cumpridas

O ministro das Finanças disse que a sexta avaliação da troika foi concluída “de forma tranquila” e deixou elogios ao plano de privatizações.
Nuno Aguiar 18 de Dezembro de 2012 às 11:07

Vítor Gaspar referiu hoje que 86% das medidas inscritas no Memorando de Entendimento assinado com a troika que, segundo o ministro das Finanças, mostra a boa execução do programa.

 

PUB

“Concluímos o sexto exame de forma tranquila. Recordo que a última avaliação decorreu num período conturbado. Em apenas alguns dias, o exame foi concluído”, afirmou hoje Gaspar na Comissão de Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal, no Parlamento.

 

Gaspar voltou a sublinhar que “a correcção dos desequilíbrios macroeconómicos e financeiros é assinalável”, citando o equilíbrio do saldo primário e a meta de um défice estrutural de 0,5% em 2015.

PUB

 

O número dois do governo deu como “exemplo paradigmático” da boa execução do programa de ajustamento “o programa de privatizações”, lembrando aos deputados socialistas que a venda da TAP e da ANA “constavam do documento inicial negociado com o anterior governo e assinado pelo PS”. Vítor Gaspar defendeu também que o processo tem sido transparente e com um nível de participação elevado, sendo alvo de “uma dupla fiscalização, de comissões de acompanhamento e do Tribunal de Contas”.

Pub
Pub
Pub