Incêndios: Interior Norte e Centro e Algarve permanecem em risco máximo
Este ano já arderam mais de 139 mil hectares de espaços florestais, metade dos quais em apenas dois dias,
Mais de uma centena de concelhos do interior Norte e Centro do país e sete municípios do Algarve continuam este domingo, 17 de agosto, em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, estão sob risco máximo de incêndio todos os concelhos dos distritos de Bragança e Guarda e a maioria dos de Viseu, Vila Real, Castelo Branco e Faro.
Também em risco máximo estão vários municípios dos distritos Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Santarém e Portalegre.
Em risco muito elevado encontram-se mais de meia centena de municípios distribuídos pelos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro e Porto.
Sob risco elevado encontram-se perto de cem municípios, abrangendo a maioria do Alentejo, e concelhos dos distritos de Faro, Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo
Segundo o IPMA, estão ainda em risco moderado à volta de 30 municípios, dos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria, Coimbra Aveiro e Braga.
Em todo o Portugal continental, apenas nove municípios, no litoral norte, apresentam hoje risco reduzido de incêndio: Aveiro e Espinho (distrito de Aveiro), Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim (distrito do Porto) e Esposende (distrito de Braga).
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo este último emitido quando as condições meteorológicas, como calor extremo e baixa humidade, aumentam significativamente o perigo de ignição e propagação de incêndios.
Portugal está em situação de alerta devido ao risco de incêndio rural desde 2 de agosto e este ano já arderam mais de 139 mil hectares de espaços florestais, metade dos quais em apenas dois dias, e deflagraram mais de 6.229 incêndios, sendo a maioria nas regiões do Norte e Centro.
O IPMA colocou ainda sob aviso laranja devido à "persistência de valores muito elevados da temperatura máxima" os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
Quanto à previsão para hoje, o IPMA aponta para uma pequena descida da temperatura máxima, mais significativa no litoral oeste.
O vento em geral vai soprar fraco do quadrante oeste, tornando-se moderado (até 30 km/h) a partir da tarde no litoral oeste e nas terras altas, e por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira ocidental.
O IPMA aponta ainda para a possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoadas dispersos nas regiões Norte e Centro até meio da tarde, em especial nas zonas montanhosas.
As temperaturas mínimas vão variar entre os 14º (graus Celsius), em Viana do Castelo, e os 23º (Castelo Branco e Faro) e as máximas entre os 22º (Viana do Castelo e Aveiro) e os 41º (Évora).
Mais lidas