Revista de imprensa nacional

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Negócios 08 de Outubro de 2007 às 07:48

Acções do BCP dispersas no mercado caem para cerca de um terço do capital (Jornal de Negócios) O processo de renovação da estrutura accionista do BCP, iniciado por causa da guerra de poder que se viveu no banco durante o Verão, reduziu o capital disperso em cerca de 20 pontos percentuais no espaço de apenas um ano. Actualmente, o "free-float" da instituição ronda 36,5%, contra quase 57% em Outubro do ano passado, tendo em conta cálculos feitos a partir das participações qualificadas conhecidas.

174 mil accionistas da REN podem vender acções a partir de amanhã (Jornal de Negócios) Começa amanhã um novo capítulo na curta história em bolsa da REN - Redes Energéticas Nacionais. Hoje é o último dia do período de indisponibilidade, no qual os pequenos subscritores, emigrantes e trabalhadores não podem vender as acções da adquiridas na Oferta Pública de Venda (OPV).

PUB

"Não há riscos para a saúde" (Diário Económico) A suspeita que recai sobre as linhas de muito alta tensão resume-se numa palavra: cancro. Ninguém quer ter esse vizinho. José Penedos, presidente da Rede Eléctrica Nacional, sublinha, no entanto, que não há prova científica que fundamente o pavor generalizado.

Portugal ganha Pescanova a Espanha (Diário Económico) A nova unidade da empresa espanhola de congelados já foi inaugurada. Mira conseguiu um investimento de 140 milhões de euros, a Galiza perdeu o que era seu.

Imobiliárias fazem intermediação à margem da lei (Público) O Instituto da Construção e do Imobilário diz que a intermediação financeira está interdita às mediadoras. Estas contestam.

PUB

Consumidores desprotegidos (Público) A actividade de intermediação financeira não tem enquadramento legal em Portugal, pelo que a constatação de que as mediadoras imobiliárias não podem prestar esse serviço não traz, por si só, nenhum benefício para os consumidores. A regulação desta actividade compete ao Banco de Portugal, processo que já terá sido iniciado, mas para qual não há previsão de conclusão.

REN rende 131 euros aos pequenos investidores (Diário de Notícias) Numa altura em que a REN está a dominar a actualidade por razões que têm pouco a ver com a sua vida em bolsa (protestos contra o traçado de uma linha de muito alta tensão), termina hoje o período em que os pequenos investidores estiveram impedidos de negociar as acções compradas na privatização com um desconto de 5%. Três meses depois, cada acção da empresa de redes eléctricas vale 3,43 euros. Um preço 31% acima dos 2,61 euros fixados para a tranche de pequenos subscritores. Mas abaixo do recorde entretanto alcançado.

PTM vai entrar no mercado das empresas de reduzida dimensão (Diário de Notícias) A PT Multimédia, detentora da TV Cabo, quer entrar no segmento das Pequenas e Médias Empresas (PME), deixando de actuar apenas no mercado residencial.

PUB
Pub
Pub
Pub