BE: Relatório levou PS a assumir necessidade de reestruturação da dívida
"Pela primeira vez há um documento oficial do PS que assume a necessidade de reestruturação da dívida pública", vincou Catarina Martins, falando aos jornalistas em Lisboa, à margem de uma sessão com o candidato autárquico do partido à capital, Ricardo Robles.
PUB
Em causa está o relatório do grupo de trabalho formado pelo PS e pelo Bloco de Esquerda sobre a sustentabilidade da dívida portuguesa, documento revelado na sexta-feira e que apresenta uma proposta de reestruturação em 31% para 91,7% do Produto Interno Bruto (PIB), pedindo também ao Governo "cenários concretos" de reestruturação para serem utilizados em discussões europeias.
PUB
"É um relatório que faz caminho. O PSD está incomodado: não esperávamos outra coisa", acentuou ainda a líder bloquista.
PUB
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou o Governo de querer "deitar a mão" às reservas de dinheiro do Banco de Portugal (BdP) como "medida extraordinária" para "ajudar a compor os números do défice".
PUB
Catarina Martins respondeu: "ouvi Passos Coelho dizer que se queria mexer nas reservas do BdP. Ninguém propõe tocar nas reservas do BdP. O que o relatório diz é algo que o BdP já está a fazer, que uma parte das provisões do BdP podem ser pagas como dividendos ao Estado. É um lucro que o BdP faz com a dívida pública portuguesa, e pode reverter em dividendos para o Estado", advogou a bloquista.
PUB
O lucro que o banco central "faz com a divida pública portuguesa deve voltar para o Estado", continuou Catarina Martins, defendendo o investimento em matérias como Saúde ou Educação.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Catarina Martins Bloco de Esquerda Pedro Passos Coelho PIB PS PSD Banco de PortugalAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda