Encomendas na indústria sobem 1,9% em Maio

As empresas industriais registaram um acréscimo de encomendas recebidas, no último mês de Maio, de 1,9%, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional Estatística (INE). O trimestre findo no mesmo mês regista a segunda subida consecutiva comparati
Nuno Faustino 07 de Julho de 2004 às 11:00

As empresas industriais registaram um acréscimo de encomendas recebidas, no último mês de Maio, de 1,9%, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional Estatística (INE). O trimestre findo no mesmo mês regista a segunda subida consecutiva comparativamente ao ano transacto.

O Índice de Novas Encomendas, hoje apresentado pelo INE, demonstra a sua segunda subida consecutiva, face ao ano anterior, nos trimestres terminados em Abril e Maio. A taxa de variação homóloga trimestral do número de encomendas industriais foi de 4% e 6,6% em Abril e Maio, respectivamente.

PUB

Verificou-se ainda um aumento neste índice de 1,9% em Maio, relativamente ao mês anterior, quando em Abril as empresas haviam diminuído as suas encomendas em 13,6%.

O índice encontra-se subdividido em mercado nacional e externo, tendo-se observado que esta evolução se deveu sobretudo ao crescimento das encomendas efectuadas por empresas nacionais (variação trimestral em Maio de 15,8%), em detrimento de novas encomendas feitas pelo estrangeiro (a mesma variação de -4,9%).

Pub
Pub
Pub