Euro acentua queda com dados negativos na Europa
O euro seguia a negociar em queda face à divisa norte-americana pressionado pelos dados negativos que foram divulgados na Zona Euro, o que está diminuir a especulação de que o Banco Central Europeu (BCE) volte a subir a taxa de juro de referência na região.
Face à moeda da maior economia do mundo, o euro seguia a perder 0,19% para os 1,5669 dólares, mantendo valores mínimos de duas semanas.
PUB
Foi hoje conhecida a confiança dos empresários alemães e franceses que caíram para valores mínimos de três anos, o que está a aumentar o pessimismo entre os investidores europeus.
A penalizar a confiança estiveram os novos máximos do petróleo, que superou este mês os 147 dólares, o aumento da taxa de juro de referência pelo BCE e a subida da taxa de inflação.
Estes dados estão a levar os investidores a acreditar que a autoridade monetária não só, não deverá aumentar a taxa de juro outra vez, como também poderá mesmo proceder a uma redução da mesma.
PUB
“O mercado está agora concentrado no abrandamento económico da Zona Euro” afirmou Paul Robson do Royal Bank of Scotland citado pela Bloomberg, que acrescentou que “talvez o BCE não tenha de esperar até a inflação baixar” para reduzir a taxa de juro.
O BCE aumentou os juros no inicio do mês como forma de controlar a inflação na Zona Euro que tem atingido valores máximos de 16 anos. A inflação em Junho atingiu os 4%, devido sobretudo à escalada dos preços dos combustíveis.
O mercado cambial é influenciado pela taxa de juro uma vez que quando a taxa de referência se encontra mais elevada o retorno dos investimentos é mais elevado, tornando-os mais atractivos. Desta forma a procura da divisa aumenta valorizando-o.
PUB
O euro caiu também face ao iene na sessão de hoje, tendo atingido o valor mais baixo em mais de uma semana.
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais lidas
O Negócios recomenda