"Portugal voltou a ser um foco de atenção dos investidores internacionais"
"Portugal está na moda. Portugal voltou a ser um foco de atenção dos investidores internacionais", garante o prestigiado professor de economia da IE Business School, Fernando Fernández numa reacção à melhoria da classificação de risco do país pela Standard & Poor's.
Dois factores explicam a mudança de percepção por parte dos investidores internacionais. "Em primeiro lugar, a Standard & Poor’s subiu finalmente o 'rating' da economia portuguesa, abandonando a classificação de 'lixo'. A segunda boa notícia é que Portugal conseguiu cumprir as metas para o défice público, o valor deste ano está em redor de 1,5% do PIB, o que significa que deixa de estar no Procedimento de Défices Excessivos da União Europeia e abandona a austeridade orçamental". Fernando Fernández considera que "Portugal pode a partir de agora ter uma política orçamental que sustente o crescimento económico, porque conseguiu consolidar a sua situação orçamental".O economista salienta num depoimento em vídeo a descida do custo de financiamento das empresas portuguesas, que se aproximou do das alemãs, o crescimento de 15% das exportações e a diminuição da taxa de desemprego. "Com este crescimento e o boom do turismo, Portugal tem pela frente anos bons". Fernando Fernández considera que "
PUB
Fernando Fernández considera que "Portugal pode a partir de agora ter uma política orçamental que sustente o crescimento económico, porque conseguiu consolidar a sua situação orçamental".O economista salienta num depoimento em vídeo a descida do custo de financiamento das empresas portuguesas, que se aproximou do das alemãs, o crescimento de 15% das exportações e a diminuição da taxa de desemprego. "Com este crescimento e o boom do turismo, Portugal tem pela frente anos bons".
Saber mais sobre...
Saber mais Fernando Fernández IE Business School Standard & Poor's Rating Contas públicas InvestimentoMais lidas
O Negócios recomenda