Fitch melhora “rating” do Porto e diz que a cidade está melhor que o país
A Fitch dá nota positiva à gestão autárquica de Rui Moreira na cidade do Porto, tendo melhorado o "outlook" do município de "estável" para "positivo", uma actualização em linha com a revisão da notação do Estado português, porquanto as classificações da autarquia da Invicta estão limitadas pelas do país.
PUB
O "rating" de longo prazo do município do Porto mantém-se em "BB +" (o primeiro nível de "lixo") e o de curto prazo continua a ser de "B" (significativo risco de crédito, mas com uma pequena margem de segurança). Apesar do alinhamento da notação pela do Estado português, a autarquia destaca que "a Fitch elogia as boas contas do Porto e dá nota muito favorável à cidade, que diz ter-se constituído como o ‘centro de serviços do Norte’".
PUB
Em comunicado enviado às redacções, o município garante que os elogios da Fitch, numa nota da agência sobre a cidade, "não se ficam por aqui, já que assinala também que o perfil de crédito intrínseco da Câmara do Porto é mais consistente que o cotado pelo ‘rating’, devido ao desempenho orçamental saudável e a uma dívida moderada".
PUB
No comunicado da Fitch, reporta ainda a autarquia, as contas de 2016 do município são assinaladas como consistentes com uma margem operacional de 24%, em parte impulsionada pelos impostos, sendo que os impostos directos no ano passado atingiram os 105,1 milhões de euros, mais 21,3% do que no ano anterior.
PUB
Na sequência de um acordo com o Estado central, a Câmara do Porto reduziu a dívida para 80,1 milhões de euros, em 2015, para 28,7 milhões no ano passado, prevê assumir uma nova dívida este ano de cerca de 20 milhões de euros, para financiar a reabilitação de edifícios e intervenções na via pública.
PUB
(Notícia actualizada às 11:31)
Mais lidas
O Negócios recomenda