Governo diz que já há 931 mil trabalhadores abrangidos pelo lay-off

Os dados foram divulgados pela ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, numa comissão parlamentar.
ana mendes godinho
António Pedro Santos/Lusa
Catarina Almeida Pereira 15 de Abril de 2020 às 11:09

O chamado lay-off simplificado já atingiu 931 mil trabalhadores, segundo dados divulgados pela Ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, numa reunião da comissão parlamentar do Trabalho, por videoconferência.

PUB

Este número aproxima-se da previsão que tinha sido feita pelo Governo, de cerca de um milhão de pessoas.

"Neste momento o lay-off simplificado já atingiu 931 mil trabalhadores que viram os seus postos de trabalho mantidos", disse. As regras impedem que haja despedimentos coletivos ou por extinção de posto de trabalho até 60 dias após o apoio.

PUB

Mais tarde, a ministra informou que 96% das empresas que recorreram a este mecanismo, que permite reduzir salários com o apoio do Estado, têm menos de 50 trabalhadores.

Por outro lado, quase dois quintos (79%) tem até dez trabalhadores.

PUB

As atividades de alojamento e restauração, ligadas ao turismo, e o comércio são os setores que recorrem em maior número.

Há ainda 1.300 instituições da área social que recorreram a este mecanismo que reduz salários com o apoio da Segurança Social.

PUB

145 mil independentes pediram apoios

A ministra indicou, ainda, que há 145 mil trabalhadores independentes abrangidos pelo mecanismo de proteção. Hoje termina o prazo para requerer os apoios que serão pagos em abril, embora numa data que o Governo ainda não esclareceu.

Ana Mendes Godinho falou de um aumento das pessoas inscritas no IEFP e dos pedidos de subsídio de desemprego. Há 353 mil pessoas inscritas como desempregadas, contra 321 mil em março, o que na opinião da ministra "mostra que o mecanismo de lay-off simplificado está a conseguir absorver uma grande parte da manutenção dos postos de trabalho.

PUB

Confrontada com críticas de descoordenação a nível do RSI, a ministra anunciou ainda que o Governo vai simplificar o processo de atribuição do rendimento social de inserção (RSI), de forma a torná-lo mais ágil.

Notícia atualizada às 12:37 com mais informação

Pub
Pub
Pub