Inscrição de trabalhadores domésticos na Segurança Social passa a ser online

Novas funcionalidades online permitem inscrição de trabalhadores domésticos à distância e que as baixas possam ser interrompidas através da Segurança Social Direta, anunciou a Ministra do Trabalho em entrevista ao Público e à Renascença.
Ana Mendes Godinho
João Cortesão
Negócios 16 de Outubro de 2023 às 09:39

A partir de novembro passa a ser possível fazer o registo dos trabalhadores domésticos diretamente no site da Segurança Social em vez de por correio ou indo presencialmente aos serviços, como agora acontece.

PUB

 

A medida foi adiantada esta segunda-feira pela ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, em entrevista ao Público e à rádio Renascença. De acordo com a ministra, está igualmente em curso uma avaliação do regime contributivo destes trabalhadores que deverá ficar concluída ainda este mês de outubro.

PUB

 

Entre as novas ferramentas digitais, a avançar também em novembro, está a possibilidade de os trabalhadores que estão de baixa, mas entretanto melhoram e pretendem voltar ao trabalho, poderem fazer a interrupção também online.

PUB

 

Por outro lado, passa a haver um e-balcão para a Segurança Social, tal como o Fisco já tem, onde as pessoas podem colocar as suas dúvidas e pedidos de esclarecimento. Vai chamar-se e-clic e será usada inteligência artificial na identificação do historial do beneficiário.

PUB
Pub
Pub
Pub