Leilão de UMTS em Itália atrai oito candidatos
O leilão em Itália das cinco licenças de Universal Mobile Telecommunications System (UMTS), a tecnologia utilizada para telefones móveis de terceira geração, já atraiu oito compradores, divulgou hoje o Ministério da Comunicação italiano, segundo a agência Bloomberg.
A Telecom Itália e outras três licitantes italianas, a Omnitel Pronto Itália, a Wind e a Blu, já oferecem serviços móveis em Itália e esperam ganhar uma das cinco licenças que estão à venda, o que deixa a Hutchison Whampoa, através da Andala, e a Telefónica, através do consórcio IPSE2000 e outros dois grupos a lutar pelas restantes licenças.
PUB
O consórcio IPSE2000 é constituído pela Telefónica, a finlandesa Sonera, Atlanet, Banca di Roma, Goldenegg, Xera e Planet.
No Reino Unido, Holanda e Alemanha a venda de licenças UMTS, cuja tecnologia permite o acesso à Internet cerca de 40 vezes mais depressa que os actuais telefones móveis, ascendeu a um total de 90 mil milhões de euros (18 mil milhões de contos).
Os analistas esperam que o Governo italiano arrecade com este leilão cerca de 25 mil milhões de euros (5 mil milhões de contos).
PUB
Os outros licitadores são um consórcio liderado por uma companhia telefónica italiana e pela Anthil.
As empresas têm até 11 de Setembro, para apresentar um plano a delinear o investimento, para completar a composição dos seus grupos.
A base de licitação será de 2,067 mil milhões de euros (414 milhões de contos) por licença.
PUB
O imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda