Passos: Paulo Portas a Comissário Europeu? “Não tomei nenhuma decisão”
O primeiro-ministro já pensou nos nomes de portugueses que gostaria de ver como braços-direitos de Jean-Claude Junker na Comissão Europeia, mas garante que ainda nenhuma decisão está tomada. Tudo depende da margem que Portugal tiver no processo negocial que se segue. Directamente questionado sobre a hipótese de o candidato não pertencer à órbita do PSD, como Paulo Portas, Passos Coelho recusou-se a falar de nomes em conferências de imprensa e na praça pública.
PUB
Passos Coelho não nega a ambição de ter um português na vice-presidência da Comissão Europeia ou numa pasta de maior relevo, mas não quis alongar-se em considerações. "Já pensei mas ainda não há nenhuma decisão tomada. Não é um processo que possa decorrer em praça pública ou em conferências de imprensa", repetiu mais do que uma vez.
PUB
A título de enquadramento, o primeiro-ministro advertiu que o nome dependerá também do cargo que conseguir ser negociado. "É um processo que envolve uma interacção grande com o futuro presidente da Comissão Europeia e que está sempre relacionado com outros lugares que estão por decidir", respondeu Passos.
PUB
Os comissários terão de estar escolhidos até finais de Outubro e Passos Coelho garante que não deixará de ouvir o principal partido da oposição sobre a matéria.
PUB
Além de Paulo Portas, a comunicação social tem dado conta de ambição de Poiares Maduro, Carlos Moedas e de Silva Peneda para o lugar de comissário europeu.
Saber mais sobre...
Saber mais Comissão Europeia Conselho Europeu comissários negociação Paulo Portas Carlos Moedas Poaiares Maduro Silva PenedaMais lidas
O Negócios recomenda