Portugal com quarto maior peso de dívida pública detida por famílias e empresas

Apenas Alemanha, Hungria e Malta têm maiores percentagens do que a portuguesa, que estava no final do ano passado em 14%.
Pedro Nunes/Reuters
Maria Caetano 19 de Junho de 2023 às 12:03

Portugal mantinha, no final de 2022, uma das maiores percentagens da União Europeia (UE) de dívida pública detida por famílias e empresas residentes, indica nesta segunda-feira o Eurostat.

PUB

 

As estatísticas europeias mostram que no termo do ano passado 14% do valor da dívida pública nacional estavam nas mãos de famílias, empresas não financeiras e instituições particulares não lucrativas, a quarta proporção mais elevada dentro do bloco europeu.

PUB

 

Na Alemanha e Hungria, com 22%, famílias e empresas mantinham o maior peso na detenção dos títulos públicos de dívida, seguindo-se Malta, com 18%.

PUB

 

Atrás de Portugal, surgem ainda Irlanda e Suécia, ambos os países com percentagens de 11%, sendo que na generalidade das dívidas públicas dos 27 os particulares e empresas não financeiras detêm percentagens inferiores a 10%.

PUB

 

O ano passado, tal como o Negócios já escreveu, foi marcado por uma subida considerável no volume de dívida pública portuguesa detida pelas famílias residentes, após a corrida aos certificados de aforro, que registaram a entrada de capital mais elevada de sempre.

 

PUB

Na detenção da dívida pública nacional, mantêm ainda maior peso os investidores estrangeiros, com cerca de metade, mas numa proporção que sofreu diminuição em 2022.

 

Pub
Pub
Pub