Reposição de feriados aprovada. Veja as três "pontes" que ganha em 2016

A reposição dos quatro feriados retirados em 2013 foi aprovada esta terça-feira no parlamento. O Negócios mostra-lhe quais os fins-de-semana prolongados que poderá aproveitar com o regresso dos feriados.
pessoas Lisboa emprego
Bloomberg
Liliana Borges e Rosa Castelo - Infografia 24 de Fevereiro de 2016 às 09:38

Os partidos da esquerda e o PAN votaram esta terça-feira de forma favoravel o texto final da Comissão de Trabalho e Segurança Social sobre os projectos de restabelecimento dos feriados nacionais suprimidos, com PSD e CDS-PP a absterem-se na votação dos textos.

PUB

Regressam assim os quatro feriados que foram retirados a 1 de Janeiro de 2013.

 

PUB

Do lado dos feriados religiosos, estão em causa o dia em que se celebra o Corpo de Deus e o 1 de Novembro, dia de Todos os Santos. Do lado dos feriados civis, é o dia 5 de Outubro, data que assinala a Implantação da República, e o 1.º de Dezembro, que marca a Restauração da Independência. Todos voltam a agora a integrar a lista de feriados no calendário (veja em baixo).

Em que dia da semana calham os novos feriados?

PUB

Os dois feriados religiosos agora repostos proporcionam duas "pontes perfeitas", ou seja, duplicar o fim-de-semana. O Corpo de Deus, que tem lugar 60 dias após a Páscoa, acontece no dia 26 de Maio, a uma quinta-feira, o que possibilita um fim-de-semana mais prolongado para quem consiga fazer ponte no dia seguinte, sexta-feira, 27 de Maio.

Já o dia de Todos os Santos regressa a 1 de Novembro, terça-feira, o que, mesmo não significando para todos uma extensão do fim-de-semana para a segunda-feira, significará pelo menos um dia de descanso para quem celebra o Dia das Bruxas, a 31 de Outubro.

PUB

Quanto aos feriados civis, a ginástica para um dos fins-de-semana alargado é maior. A Implantação da República, a 5 de Outubro, celebra-se a uma quarta-feira. No entanto, a recompensa acontece a 1 de Dezembro, com a reposição do feriado da Restauração da Independência a coincidir a uma quinta-feira, permitindo "ponte". Um cenário que se repete na semana seguinte, com o feriado religioso de 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, também a uma quinta-feira.

E os outros feriados?

Mas os fins-de-semana prolongados não se limitam aos feriados repostos. Analisemos mês a mês. Em Março, as celebrações resumem-se à Sexta-Feira Santa, que em 2016 acontece a 25 de Março, e à Páscoa, a 27 de Março.

PUB

Já em Abril, o feriado de dia 25, dia da Liberdade, também acontece a uma segunda-feira, o que compensa o feriado do 1º de Maio, a um domingo. A possibilidade de um descanso alargado volta a surgir com os feriados de Junho e Agosto, com o dia de Portugal a 10 de Junho e a Assunção de Nossa Senhora a 15 de Agosto, a uma sexta e segunda-feira.

Já a respeito dos feriados municipais de Lisboa e Porto, também a promessa de descanso parece auspiciosa, com os dois feriados a acontecerem, respectivamente, a uma segunda e sexta-feira. Enquanto a 13 de Junho, o Santo António abençoa os lisboetas com um feriado a uma segunda-feira, no Porto, São João não fica atrás e entrega aos portuenses uma sexta-feira de descanso, a 24 de Junho.

O calendário encerra com Dezembro a "perder" dois dos principais feriados para o fim-de-semana. Em 2016, o Natal acontece a um domingo, e, já em 2017, o dia de Ano Novo é também ao domingo, o que significa que dia 24 e 31 de Janeiro, acontecem a um sábado. Más notícias para quem normalmente usufrui destes dias. 

PUB

No total, 2016 abre a porta para mais dias de descanso e terá 14 feriados, dos quais cinco dão origem a "pontes". Consulte o calendário completo.

Reposição de feriados aprovada. Veja as três "pontes" que ganha em 2016
Pub
Pub
Pub