Quatro rapazes tailandeses já foram resgatados da gruta
A operação de retirada de 12 jovens e do seu treinador de futebol, presos numa gruta inundada no norte da Tailândia há 15 dias, começou este domingo e quatro já foram retirados. As agências internacionais começaram por avançar a saída de seis dos jovens, mas as autoridades tailandesas anunciaram depois que apenas quatro foram já resgatados.
De acordo com as agências internacionais, os primeiros a serem retirados foram os que se encontravam fisicamente mais fracos. Segundo os relatos, dois rapazes foram transportados de helicóptero para o hospital, enquanto os restantes seguiram de ambulância.
PUB
A operação está a decorrer de forma mais rápida do que o antecipado. A informação inicial era de que o primeiro jovem sairia por volta das 21:00 locais, 15:00 em Lisboa. Com quatro jovens resgatados, faltam os restantes oito e o treinador de 25 anos [recorde-se que se trata de uma equipa de futebol juvenil].
"Hoje é o grande dia... Os rapazes estão prontos para enfrentar todos os desafios", declarou Narongsak Osottanakorn, chefe da célula de crise e governador da província de Chiang Rai, no norte do país. Osottanakorn afirmou que os mergulhadores, 13 estrangeiros e cinco tailandeses, entraram às 10:00 (04:00 em Lisboa) e os 12 rapazes vai sair da gruta acompanhados, um a um, por uma equipa de dois mergulhadores.
A única forma de retirar os jovens é por mergulho através de passagens escuras e estreitas, cheias de água lamacenta e com fortes correntes, num ambiente já com pouco oxigénio.
PUB
No passado dia 23 de Junho, depois de um jogo de futebol, os 12 rapazes, com idades entre os 11 e os 16 anos, e o seu treinador foram explorar a gruta. As inundações resultantes das chuvas torrenciais bloquearam a saída e impediram que as equipas de resgate encontrassem o grupo durante nove dias.
(notícia actualizada com dados oficiais do resgate)
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda