Treze incêndios ocupavam mais de 1.900 bombeiros às 12:00 no continente
Aveiro, com seis incêndios de grandes dimensões, era o distrito mais atingido por fogos ao meio-dia, seguido pelos distritos de Braga, com dois, Viana do Castelo (dois), Viseu (dois) e um em Vila Real.
PUB
No distrito de Aveiro, os seis incêndios registavam-se nos concelhos de Anadia, Castelo de Paiva, Albergaria-a-Velha, Arouca e Águeda.
PUB
Em Algeriz, no concelho de Anadia, um total de 331 operacionais combatiam um incêndio em povoamento com três frentes activas, com a ajuda de 98 meios terrestres, que levou ao corte da linha férrea da Beira Alta entre Mortágua e Pampilhosa.
PUB
Em Janarde, no concelho de Arouca, um incêndio em mato com quatro frentes activas era combatido por um total de 306 operacionais e 96 veículos, ajudados por dois meios aéreos pesados.
PUB
Em Águeda, na localidade de Préstimo, estavam 337 bombeiros e 103 meios terrestres no combate a um fogo em povoamento com quatro frentes activas.
Em Arouca, na freguesia de Rossas, localidade de Provisende de Cima, um reacendimento com uma frente activa envolve no combate 42 homens e 20 meios terrestres.
PUB
Outro reacendimento no distrito de Aveiro, um incêndio em povoamento florestal com quatro frentes activas em Real, Castelo de Paiva, envolve no terreno 87 operacionais e 24 meios terrestres, ajudados no ar pelos dois 'canadairs' enviados por Marrocos para ajudar o combate aos incêndios em Portugal.
PUB
Na localidade de Foz, concelho de Albergaria-a-Velha, 68 homens e 20 meios terrestres combatiam um outro fogo rural que se reactivou.
No distrito de Braga decorriam dois incêndios, na localidade Bairro Dona Olinda, concelho de Vila Nova de Famalicão, e em Rossas, concelho de Vieira do Minho.
PUB
Em Vila Nova de Famalicão estavam 62 operacionais, 22 meios terrestres e um helicóptero ligeiro no combate a um incêndio em mato com duas frentes e, em Vieira do Minho, um incêndio em mato com três frentes activas era combatido por 126 operacionais e 45 meios terrestres.
PUB
Em Viana do Castelo, na localidade de Bouças, freguesia de Argela, concelho de Caminha, estava em curso um fogo em mato com uma frente activa, combatido por 119 homens e 35 viaturas.
No mesmo distrito, em Travanca, freguesia de Cabana Maior, em Arcos de Valdevez, concelho que activou o plano de emergência municipal, 173 operacionais, ajudados por 62 meios terrestres, tentavam dominar um incêndio em mato com duas frentes activas.
PUB
Viseu é outro dos distritos atingidos, com dois incêndios, em Carquere, no concelho de Resende, e um outro em Couto de Baixo, no concelho de Viseu, que estava às 12:00 dominado.
PUB
Em Resende, estava em curso um fogo em mato com uma frente activa, combatido por 68 homens, 18 meios terrestres e um helicóptero ligeiro.
Em Vila Real, reacendeu-se o fogo em povoamento, com duas frentes activas, em Cabril, concelho de Montalegre, que estava a ser combatido por 44 homens, ajudados por 14 viaturas.
PUB
De acordo com a ANPC, "ocorrências importantes" são aquelas que decorrem há mais de três horas e mobilizam mais de 15 meios de socorro.
Mais lidas
O Negócios recomenda