Turquia surpreende com novo corte nos juros acima do previsto
No cargo desde julho, o novo governador do banco da Turquia, Murat Uysal, decidiu descer novamente os juros. Desta vez, com um corte de 325 pontos base para os 16,5%, acima do previsto pelo analistas da Bloomberg, que apontavam para um corte médio de 275 pontos base.
PUB
Uysal, que substituiu Murat Cetinkaya no comando da autoridade monetária – acusado pelo presidente turco Tayyip Erdogan de não cortar nos juros – parece estar a responder às exigências do líder do país.
Três semanas após ter assumido o cargo, em julho, o novo governador anunciou o primeiro corte desde 2016 e o maior desde 2002. Na altura cortou a taxa em 425 pontos base, de 24% para 19,75% e agora voltou novamente à carga.
PUB
"O fraco apetite pelo investimento e um mercado de trabalho débil são condições que sustentam a decisão de novos cortes", disse Yarkin Cebeci, analista da JPMorgan Chase, à Bloomberg.
A lira turca apreciou 1,3% após a decisão.
PUB
Com a economia do país a começar só agora a recuperar terreno, depois de um período agressivo de recessão, há algum espaço para estímulos orçamentais. Nesse sentido, o banco está a seguir a vontade de Erdogan, que acredita que as altas taxas de juro não ajudam a baixar os preços.
Segundo o banco central, a inflação do país vai acabar o ano em torno dos 13,9%. Atualmente fixa-se nos 15%.
PUB
Erdogan, na altura em que a liderança da instituição mudou de mãos, disse que a Turquia ia implementar grandes cortes nas taxas de juro e está a cumprir o prometido.
Mais lidas
O Negócios recomenda