Venda de casas em Espanha caiu 29% em 2008

A explosão da "bolha" imobiliária no país vizinho levou a uma queda abrupta das transacções ao longo de 2008, ano em que o número de casas vendidas ficou quase um terço abaixo do registado no ano anterior.
Eva Gaspar 16 de Fevereiro de 2009 às 09:38

A explosão da “bolha” imobiliária no país vizinho levou a uma queda abrupta das transacções ao longo de 2008, ano em que o número de casas vendidas ficou quase um terço abaixo do registado no ano anterior.

Mas o ajustamento no outrora florescente sector, que alavancou a expansão da economia espanhola, deverá prolongar-se por este ano.

PUB

É para esse cenário que apontam os dados hoje divulgados pelo Instituto espanhol de Estatística, que revelam uma muito ligeira desaceleração no ritmo de contracção das vendas em Dezembro, mês em que se registou uma queda de 26%, após recuos de 36% em Novembro e de 28% em Outubro. Feitas as contas para o conjunto do ano, em 2008 venderam-se menos 29% de casas do que no ano anterior.

A economia espanhola encerrou 2008 em recessão, após 15 anos consecutivos de expansão. Por detrás da fortíssima travagem da actividade económica do maior cliente português, está uma profunda crise no sector imobiliário, que rebentou há mais de um ano, ainda na sequência do colapso do “subprime”.

Pub
Pub
Pub