Vendas a retalho descem mais que o esperado no Reino Unido
As vendas caíram 0,8% em Fevereiro relativamente a Janeiro, mês em que subiram 1,5% segundo o Instituto Nacional de Estatísticas de Londres. A estimativa, média, dos 24 economistas consultados era de uma descida de 0,6% em Fevereiro, de acordo com a Bloomberg.
As vendas em lojas de departamentos caíram o máximo em dois anos. Relativamente ao período homólogo do ano anterior, as vendas totais cresceram 1,3%.
PUB
Com o aumento dos impostos sobre as vendas e a inflação a dobrar o aconselhado pelo Banco de Inglaterra, 2%, os vendedores a retalho poderão enfrentar maior pressão.
A confiança dos consumidores caiu para um recorde em Fevereiro e o Ministro do Tesouro britânico, George Osborne, que está a cortar nos gastos do governo para controlar o défice orçamental, disse ontem que iria fazer o que pudesse para “ajudar as famílias com o custo de vida”.
“Estou muito pessimista relativamente à diminuição do consumo fazer mergulhar a confiança dos consumidores, o valor acrescentado do imposto vai aumentar e a inflação é o dobro do ritmo de crescimento salarial”, disse Alan Clarke, economista no PNB Paribas em Londres. Acrescentou: “As pessoas irão gastar menos este ano.”
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda