Luís Filipe Menezes assina entendimento com o árabe Fahad Al-Jubair
Numa altura em que uma comitiva de empresários e decisores públicos da Arábia Saudita fazem périplo em Portugal, o ex-presidente de Câmara Árabe-Portuguesa, que regressou à liderança da Câmara de Gaia, firma cooperação com a maior província do país onde vive Cristiano Ronaldo.
A 13 de janeiro do ano passado, numa cerimónia em Lisboa apadrinhada pelo ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, e o então presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP), Luís Filipe Menezes, era assinado o quadro estratégico de cooperação entre a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), o Portugal-Saudi Business Council (PSBC) e a Federação das Câmaras de Comércio da Arábia Saudita.
No dia seguinte, Menezes teve uma reunião com o então presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, para falar sobre projetos e investimentos árabes no Norte do país, que contou com uma delegação de empresários árabes liderada pelo empresário Alwalid Al-Baltan, presidente do Conselho Empresarial Luso-Saudita.
Nessa altura, o antigo presidente do PSD sugeriu a empresários árabes que investissem na reconversão da antiga refinaria da Petrogal, em Matosinhos, desativada desde 2021 e cuja demolição arrancou em 2023.
Entretanto, Rui Moreira deixou a autarquia, sucedendo-lhe no cargo Pedro Duarte, e Menezes regressou à liderança da Câmara de Gaia, deixando a cadeira da presidência da CCIAP entregue a Rui Gomes da Silva, antigo ministro Adjunto de Santana Lopes e padrinho de casamento de André Ventura.
Três meses depois de ter trocado a CCIAP pela autarquia gaiense, e quando uma comitiva de empresários e decisores públicos da Arábia Saudita andam a percorrer Portugal – numa visita que começou na passada segunda-feira e decorre até ao próximo domingo –, Menezes vai assinar amanhã, 23 de janeiro, um memorando de entendimento com Fahad bin Mohammed Al-Jubair, o seu homólogo da Câmara da Província Oriental, a maior do país em área e a terceira mais populosa.
O protocolo de cooperação institucional entre a autarquia gaiense e a Câmara da Província Oriental da Arábia Saudita, que será assinado nos Paços do Concelho de Gaia, visa “servir os seus interesses mútuos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades”.
“Os objetivos do presente memorando são os seguintes: Reforçar a cooperação e a troca de boas práticas no âmbito da atividade municipal; desenvolver as capacidades institucionais e técnicas dos municípios; apoiar o planeamento urbano sustentável e o desenvolvimento de cidades inteligentes; incentivar o investimento municipal qualificado e sustentável; promover parcerias entre os setores público e privado; e reforçar a inovação e a transformação digital nos serviços municipais”, lê-se no documento, a que o Negócios teve acesso.
Mais lidas