Bruxelas vê Portugal a crescer menos do que prevê o Governo
A Comissão Europeia estima que a economia portuguesa cresça 1,9% este ano e 2,2% no próximo, ligeiramente abaixo do que prevê o Governo para 2025 e 2026.
Segundo as Previsões Económicas de Outono publicadas nesta segunda-feira, 17 de novembro, a Comissão Europeia estima que a economia portuguesa cresça 1,9% este ano, 2,2% em 2026 e 2,1% em 2027.
PUB
Embora o valor para 2025 fique ligeiramente acima do esperado nas previsões anteriores, divulgadas na primavera e que punham a economia a crescer 1,8% este ano, os números de Bruxelas ficam 0,1 pontos percentuais abaixo do que estima o Governo, tanto para este ano, como para o próximo.
No relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2026, o Ministério das Finanças projeta um crescimento do PIB de 2% em 2025 e de 2,3% em 2026, não apresentando números para 2027 (embora Joaquim Miranda Sarmento insista em crescimentos de 3% até ao final da legislatura).
"A procura interna deve continuar a apoiar o crescimento económico em Portugal, perante as incertezas comerciais a nível global", afirma a Comissão Euroopeia nas Previsões de Outono.
PUB
Depois do crescimento de 0,8% no terceiro trimestre, à boleia das medidas de aumento de rendimentos para trabalhadores e pensionistas, Bruxelas diz que "o consumo privado deve continuar a crescer a um ritmo estável" até 2027, projetando também uma redução da taxa de poupança dsa famílias este ano.
"O investimento deve acelerar e crescer mais do que o consumo das famílias este ano e em 2026", estima a Comissão, com a execução dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência a atingir o seu pico no próximo ano.
PUB
Bruxelas destaca ainda a dinâmica do mercado de trabalho, que se deve manter "apesar da moderação no turismo", e embora a criação de emprego deva "moderar-se algures no horizonte de projeção", a taxa de desemprego deve cair para 6,1% em 2027.
"Os salários devem continuar a crescer acima do PIB, mas os custos unitários do trabalho devem abrandar, alinhando-se com os dos parceiros comerciais", afirma a Comissão.
A inflação deve descer para 2% em 2026 e assim se manter em 2027, termina.
PUB
As estimativas da Comissão mantêm Portugal a crescer acima da União Europeia e da Zona Euro.
As previsões de Bruxelas põem a UE a crescer 1,4% este ano e no próximo e a Zona Euro a avançar 1,3% em 2025 e 1,2% em 2026.
PUB
Os números apontados para Portugal são superiores, indicando, assim, que Portugal deverá continuar a convergir com a Europa.
(Notícia atualizada)
Saber mais sobre...
Saber mais Economia Economia (geral) Orçamento Economia negócios e finanças Bruxelas Portugal Comissão Europeia Joaquim Miranda Sarmento Ministério das FinançasMais lidas
O Negócios recomenda