França penaliza comportamento da indústria na Zona Euro
A actividade das indústrias na Zona Euro cresceu em Março pelo segundo mês consecutivo, mas a um ritmo residual e "anémico", com França a penalizar o comportamento do conjunto da região, revela o índicePMI calculado pelaMarkitEconomics com base em inquéritos a gestores de compras.
PUB
A actualização do indicador, divulgada nesta segunda-feira, 2 de Maio, aponta para uma subida do PMI-Indústria em uma décima, para 51,7. O indicador mantém-se, assim, ligeiramente acima da linha de 50 pontos que divide contracção de expansão da actividade.
"O PMI está a subir há dois meses consecutivos mas a melhoria tem sido marginal face ao ponto de partida do ano passado, que é preocupantemente baixo", analisa Chris Williamson, economista-chefe da consultora Markit.
PUB
Esta média esconde comportamentos divergentes entre as maiores economias do euro. Enquanto na Alemanha, em Espanha e em Itália a indústria continua a expandir a sua actividade, em França ela está em queda, tendo o respectivo índice recuado de 49,6 para 48. "França continua a ser uma fonte de enorme preocupação", acrescenta Williamson, citado pela agência Bloomberg.
A primeira estimativa rápida sobre o andamento da globalidade dos sectores económicos aponta para um crescimento da Zona Euro de 0,6% no primeiro trimestre, acima das estimativas dos economistas, que apontavam para uma expansão de 0,4%. A confirmar a estimativa do Eurostat, a economia europeia acelerou no arranque do ano, já que no quarto trimestre do ano passado o PIB tinha crescido apenas 0,3%.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Zona Euro indústria PIB Março Markit Economics Chris Williamson economia empregoMais lidas
O Negócios recomenda