Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

INE confirma inflação de 8% em maio, a mais alta desde fevereiro de 1993

Dados finais do Instituto Nacional de Estatística confirmam que a variação homóloga da inflação em maio foi de 8%. Taxa é superior em 0,8 pontos percentuais à observada em abril e a mais elevada desde fevereiro de 1993.

O crescimento do consumo foi essencial para a recuperação do PIB no primeiro trimestre deste ano.
Heinz-Peter Bader/Reuters
Joana Almeida JoanaAlmeida@negocios.pt 14 de Junho de 2022 às 11:12
  • Partilhar artigo
  • 12
  • ...
A taxa de inflação acelerou em maio para 8%, oito décimas acima dos 7,2% observados em abril. Os dados finais do índice de preços ao consumidor divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmam, assim, a estimativa rápida que tinha sido divulgada no final do mês de maio.

"A variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi 8,0% em maio de 2022, taxa superior em 0,8 pontos percentuais à observada no mês anterior e a mais elevada desde fevereiro de 1993", indica o INE.

O indicador de inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, também acelerou, registando uma variação de 5,6%. O valor é igual ao anteriormente avançado pela estimativa rápida e corresponde ao valor mais elevado desde outubro de 1994.

Dentro do cabaz de produtos analisados, o índice de preços relativo aos produtos energéticos aumentou para 27,3%, atingindo o valor mais elevado desde fevereiro de 1985, enquanto o índice referente aos produtos alimentares não transformados apresentou um crescimento homólogo de 11,6%.

Já o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), que permite comparar a inflação em Portugal com a dos restantes países da União Europeia, apresentou uma variação homóloga de 8,1%. Essa taxa é superior em 0,7 pontos percentuais ao registado em abril e é "o valor mais elevado registado desde o início da série do IHPC, em 1996".

Excluindo os produtos alimentares não transformados e energéticos, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 5,8% em maio, superior aos 4,4% estimados para a zona euro.


(notícia atualizada às 11h23)
Ver comentários
Saber mais inflação preços consumidor INE
Outras Notícias