pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Risco de recessão na Zona Euro sobe para os 60%, avaliam especialistas

Economistas ouvidos pela Bloomerg traçam maior nível de risco de desaceleração desde novembro de 2020. Taxas de juro podem subir meio ponto no próximo mês.

bolsas europeias, bolsa, mercados, Frankfurt,
bolsas europeias, bolsa, mercados, Frankfurt, Reuters
16 de Agosto de 2022 às 12:22

O risco de recessão na Zona Euro subiu para 60%, o valor mais alto desde novembro de 2020 quando o mundo estava em plena pandemia de Covid-19. A opinião é de um painel de economistas ouvidos pela Bloomberg, que apontam ainda a Alemanha como uma das economias mais expostas, devido aos cortes na oferta de gás natural russo.

De acordo com os especialistas internacionais, a escalada de preços no setor da energia e o seu impacto na inflação são os grandes responsáveis pelas expetativas mais desanimadoras desde o início da pandemia: o risco de recessão, expresso nas probabilidades de dois trimestres de retração seguidos, subiu nas opiniões consultadas para 60% em 2022, contra os receios de 45% manifestados na pesquisa anterior e 20% expressos pelo painel antes do conflito na Ucrânia.

Ainda de acordo com a Bloomberg, a taxa de juros do Banco Central Europeu (BCE) deverá subir meio ponto percentual já no próximo mês. A inflação pode atingir uma média de quase 8% em 2022, quatro vezes a meta de 2% do BCE, podendo porém chegar aos 4% em 2023 e 2% em 2024. Segundo os especialistas, o aumento do custo de vida, a crise energética e a seca severa em vários países são fatores conjugantes para estas previsões.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio