pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Zona Euro fecha 2020 com inflação no vermelho. Ficou em -0,3%

Os preços da zona euro continuaram em terreno negativo em dezembro. Face a novembro a subida foi de apenas 0,3%, uma evolução que fica muito aquém do valor de referência do Banco Central Europeu.

supermercados hipermercados consumo compras alimentos comida
supermercados hipermercados consumo compras alimentos comida João Cortesão
20 de Janeiro de 2021 às 10:21

A taxa de inflação harmonizada (HIPC) da zona euro ficou em -0,3% em dezembro de 2020, quando comparada com o mesmo mês do ano anterior. Este foi o quinto mês consecutivo em que a variação dos preços ficou em terreno negativo. O número foi revelado esta quarta-feira pelo Eurostat, o organismo de estatísticas da União Europeia.

Face a novembro, a evolução do HIPC foi positiva, subiu 0,3%, mas continua muito aquém do objetivo fixado pelo Banco Central Europeu (BCE) de manter a evolução dos preços num valor abaixo, mas próximo, de 2%.

Segundo o Eurostat, o principal contributo para a queda dos preços vem dos bens energéticos. Sem contar com estes produtos, a inflação de dezembro teria sido positiva, de 0,5%. Mesmo assim, este número continua aquém da meta do BCE.

Em contrapartida, a puxar o número para cima estão os preços dos serviços, que deram uma ajuda de 0,3 pontos percentuais, e dos bens alimentares, álcool e tabaco (com um contributo de 0,25 pontos percentuais).

Estes números são fundamentais na avaliação do BCE, na próxima reunião de definição da política monetária, que está agendada para amanhã. O banco central já tem no terreno várias medidas para ajudar ao financiamento da economia e que deveriam sustentar os preços, mas a pandemia prejudicou a procura em 2020.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio