Há sete concelhos com mais de 1% da população infetada. Veja no mapa a situação da covid no seu município
Clique para ver
Até 24 de agosto eram já sete os municípios de Portugal com um número de casos confirmados de infeção pelo coronavírus acima de 1% da população. E em 45 municípios a incidência da covid-19 supera a média nacional.
PUB
Comparando com 4 de julho, foram quatro os concelhos a superar a fasquia de 1% ou 10 casos por mil habitantes. Sendo que no balanço de 4 de julho Vila Nova de Foz Côa apresentava 11,07 casos por mil residentes, tendo esse valor entretanto sido revisto em baixa, com o número de infetados a baixar de 71 para 47.
Apesar de serem apenas sete os municípios acima dos 10 casos por mil pessoas, o que corresponde a 2,3% dos 308 municípios do país, a soma dos seus habitantes ascende a 1.019.382, ou seja, 9,9% da população portuguesa.
Os dois concelhos com maior incidência são também os menos populosos do lote: Mora e Reguengos de Monsaraz. Os dois municípios alentejanos encabeçam a lista devido a surtos em lares de idosos. No caso de Mora, o concelho registava dois ou menos casos a 4 de julho, não constando da lista de municípios identificados pela Direção-Geral de Saúde (DGS), que apenas identifica os concelhos com três ou mais casos positivos. Já Reguengos de Monsaraz contabiliza 159 casos agora, mais 27 do que a 4 de julho.
PUB
Ovar, que foi submetido a uma cerca sanitária em abril, apresenta mais de 13 casos por mil habitantes. O município vareiro, que tem cerca de 54 mil residentes, registou 21 novas infeções desde 4 de julho. Ovar foi alvo de uma cerca sanitária em abril, quando foram detetados surtos com um elevado número de casos. Atualmente, o concelho regista 711 infeções desde o início da pandemia.
Quarteto de concelhos da AML acima de 1%Os restantes municípios com mais de 1% da população infetada pertencem todos à Área Metropolitana de Lisboa (AML) e são, aliás, contíguos. Sintra, Amadora, Odivelas e Loures são, além disso, dos concelhos mais populosos do país: somando mais de 950 mil habitantes.
Estes quatro municípios tiveram, aliás, 18 freguesias em estado de calamidade em julho devido ao elevado ritmo de propagação da pandemia.
PUB
Face a 4 de julho, Sintra passou de uma incidência de 7,28 para 10,58 casos por mil residentes. Já a Amadora registou um incremento de 9,67 para 13,1 casos por mil habitantes, enquanto Odivelas (7,31 para 10,81) e Loures (de 8,94 para 11,71) também assistiram a um forte aumento na incidência.
Ainda na AML os concelhos de Lisboa (9,70 casos por mil residentes) e Vila Franca de Xira (8,62) estão entre os 12 municípios em que a incidência é mais elevada.
Há 45 concelhos acima da média nacionalA 24 de agosto a incidência da pandemia cifrava-se em 5,41 casos por mil habitantes a nível nacional. E apenas em 45 concelhos (14,6% do total) este indicador superava a média do país. É de notar que na sexta-feira, 28 de agosto, a incidência em termos nacionais tinha subido para 5,55 casos por mil residentes.
PUB
Os 45 municípios acima da média nacional distribuíam-se pelos distritos de Aveiro (3), Beja (1), Braga (3), Bragança (2), Coimbra (1), Évora (2), Guarda (1), Lisboa (11), Porto (11), Setúbal (4) Viana do Castelo (2), Viseu (3) e um na Região Autónoma dos Açores.
A 4 de julho, o panorama era bem diferente em vários deste municípios e a média nacional situava-se em 4,25 infeções por milhar de habitantes.
Saber mais sobre...
Saber mais Mora Reguengos de Monsaraz Ovar AML Lisboa Sintra Amadora Odivelas Loures saúde mapa covid incidênciaMais lidas
O Negócios recomenda