Máscaras em espaços fechados podem cair já em abril

Apesar de o número de casos se manter elevado, pneumologista que tem aconselhado o Governo acredita que o país está preparado para dar por terminadas as medidas anti covid que ainda persistem já a partir de abril, avança o DN.
pessoas, máscaras, covid, escadas rolantes
Paulo Calado
Negócios 23 de Março de 2022 às 09:05

Raquel Duarte, a pneumologista que lidera a equipa de peritos que tem apoiado o Governo na gestão da pandemia e fases de desconfinamento, avança esta quarta-feira, em declarações ao DN que o país está preparado para avançar para o fim do uso obrigatório de máscaras em espaços fechados já em abril. 

PUB

"Não quer dizer que depois do fim desta obrigatoriedade não haja um aumento de casos. Vai haver, porque o SARS-CoV-2 continua na comunidade e a transmissão é possível, mas o país está a seguir a evolução epidemiológica que era esperada", afirma a especialista, citada pelo jornal. 

"A letalidade ainda é uma ameaça, mas nos próximos dias deveremos atingir os 20 óbitos por milhão de habitantes, o que nos permitirá fazer o levantamento das medidas que existem com segurança, que, no fundo, é só uma, o uso de máscara em espaços interiores", entende Raquel Duarte. 

PUB

Apesar de continuarem a registar-se acima de 10 mil casos diários e de a letalidade se manter acima da linha vermelha, Raquel Duarte afirma que a doença está controlada na sua gravidade, graças à vacinação, e em termos de número de hospitalizações. 

A Europa assiste atualmente a um novo aumento de casos, com a covid-19 de novo a progredir em países como Alemanha, França ou Áustria.

PUB
Pub
Pub
Pub