Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Deixar de isolar os vacinados? Só com 90% da população de risco imunizada

A questão do isolamento de quem já está imunizado foi levantada pelo Presidente da República, que pediu esclarecimentos sobre a indicação dada pela DGS para que António Costa fizesse isolamento profilático.

José Coelho / Lusa
Negócios 08 de Julho de 2021 às 10:02
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As autoridades de saúde portuguesas estão a avaliar as condições em que a população com a vacinação completa contra a covid-19 poderá não ter de fazer isolamento, na sequência de um contacto de risco. Neste momento, a hipótese em cima da mesa é dispensar o isolamento de vacinados só quando 90% da população considerada de risco estiver já vacinada.

Além disso, avança o Observador esta quinta-feira, 8 de julho, será preciso que uma percentagem elevada dos outros grupos populacionais esteja também imunizada, mas que ainda não está definida.


Segundo o jornal digital, estas orientações estão ainda a ser estudadas e resultam da análise de um documento emitido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, onde se recomenda o progressivo relaxamento das medidas de confinamento, à medida que a vacinação avança.


A questão do isolamento profilático de vacinados entrou no debate público na sequência de uma orientação da Direção-geral de Saúde para que o primeiro-ministro, António Costa, cumprisse o isolamento, mesmo tendo a vacinação completa. António Costa tinha estado em contacto com um elemento do seu gabinete que testou positivo para a covid-19, e esteve depois também em contacto com o primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, que também testou positivo. 


Nessa altura, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu publicamente esclarecimentos para clarificar por que motivo uma pessoa totalmente imunizada tem na mesma de cumprir o isolamento. A DGS respondeu então com o princípio da precaução.

Ver comentários
Saber mais Covid-19 pandemia vacinação DGS António Costa Marcelo Rebelo de Sousa
Outras Notícias