Junho trouxe mais empresas à atividade mas quase 70% tem negócio diminuído
Ao mesmo tempo, 37% das empresas referiram uma estabilização do volume de negócios.
A fatia de empresas em funcionamento cresceu para os 96% na segunda quinzena de junho, que compara com os 83% de abril. O setor do alojamento e restauração destacou-se ao dar um salto de 5 pontos base em quinze dias, chegando aos 82% de entidades em atividade.
Estes dados foram publicados esta quarta-feira, 1 de julho, no Inquérito Rápido e Excecional às Empresas – covid-19, relativo à segunda quinzena do mês de junho, elaborado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em colaboração com o Banco de Portugal.
Já no que toca à força de trabalho, há menos empresas a reportarem um efeito negativo no pessoal ao serviço efetivamente a trabalhar face à situação expectável sem pandemia - de 59% em abril para 38% em junho.
"O Alojamento e restauração foi o setor que registou a maior percentagem de empresas com aumento no pessoal ao serviço face à quinzena anterior (33%), na maioria dos casos devido à redução do número de pessoas em layoff", assinala o INE, assinalando que, ainda assim, mais de metade das empresas não preveem o recurso às medidas de apoio do Governo excluindo o layoff simplificado.
O teletrabalho manteve-se uma realidade para quase metade das empresas (46%) na segunda quinzena de junho.
Mais lidas