PS quer negociar com Governo acordo estratégico da Defesa
O PS desafiou o Governo a negociar num prazo de três meses um 'Plano de Desenvolvimento Nacional e de Capacitação da Defesa' conjunto a apresentar ao Parlamento. O desafio foi feito pelo secretário-geral socialista, José Luís Carneiro, numa carta enviada na sexta-feira ao primeiro-ministro, Luís Montenegro.
A notícia é avançada pelo Público, nesta segunda-feira, 14 de julho.
PUB
O contacto formal surge depois de o Governo ter anunciado que irá atingir a meta de 2% do PIB em defesa este ano e depois de se ter comprometido com a NATO, na Cimeira deste mês, a atingir os 5% até 2035.
Perante a necessidade elevada de investimentos, superiores a mil milhões de euros só este ano, José Luís Carneiro considera que os compromissos "não são suscetíveis de ser cumpridos sem um alargado apoio social e político, para a obtenção do qual o Governo nada tem feito".
Nesse sentido, o líder socialista defende a "abertura de um diálogo institucional entre o PSD e o PS, com vista à definição de uma plataforma de convergência parlamentar em matéria de Defesa Nacional, em particular no que respeita ao investimento estratégico".
PUB
O consenso, considera o PS, deve assentar em "princípios estruturantes, orientações estratégicas partilhadas e num conjunto de medidas concretas, que envolvam os setores da indústria, da ciência, da inovação, da educação e da administração pública".
Assim, propõe "a constituição de um grupo de trabalho parlamentar conjunto PSD/PS" que, em articulação com o Governo e com representantes dos sectores, possa apresentar, no prazo de três meses, uma proposta de Acordo Estratégico para um Plano de Desenvolvimento Nacional e de Capacitação da Defesa, a submeter à apreciação da Assembleia da República.
Saber mais sobre...
Saber mais Constituição Política Parlamento Ciência e tecnologia Partido Socialista José Luís Carneiro Partido Social Democrata Luís MontenegroAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda