NATO avança com inspecção ao SIS
O departamento de segurança da Nato está a preparar uma visita ao SIS na sequência da alegada venda de informações do espião Carvalhão Gil aos russos.
Durante os próximos dias, uma equipa do departamento de segurança da NATO aterrará no Forte da Ameixoeira, a sede das secretas portuguesas, para passar a pente fino os procedimentos internos do SIS, na sequência da Operação Top Secret. A informação é avançada pelo Diário de Notícias, que adianta que o espião Frederico Carvalhão Gil deverá chegar já no próximo fim-de-semana a Lisboa.
Segundo o jornal diário, um dos objectivos da visita dos serviços da NATO será identificar as falhas de segurança que permitiram a Frederico Carvalhão Gil ter acesso a documentos classificados que estavam fora do seu nível de autorização - como vem sendo relatado, estavam em causa dossiês "secretos" e "muito secretos", para os quais o espião não teria credenciais suficientes. O outro objectivo é ajudar à identificação de eventuais cúmplices, que se suspeita terem pelo menos facilitado a vida ao ex-espião português, abrindo-lhe as portas aos referidos documentos.
Este tipo de inspecções da NATO está previsto nas normas de segurança da organização e são realizadas quando há suspeitas de fugas e comprometimento de informação, adianta o jornal.
O espião português foi preso em Roma ao abrigo de um mandado de detenção internacional e deverá chegar a Portugal este fim-de-semana, para ser interrogado pelo juiz do Tribunal de Instrução Criminal Ivo Rosa.
Mais lidas