Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Gestores irritados com cortes nos prémios (Jornal de Negócios) As empresas cotadas nas quais o Estado tem uma participação accionista estão incomodadas com uma circular que a Parpública lhes endereçou, com orientações salariais que a "holding" estatal quer ver aprovadas nas assembleias-gerais (AG) que se aproximam.
Angolanos querem participação da ENI na Galp (Jornal de Negócios) A Sonangol e Isabel dos Santos estão disponíveis para comprar os 33,34% que os italianos da ENI detêm na Galp, soube o Negócios junto de fonte ligada aos interesses angolanos. A participação, ao actual valor de mercado, está avaliada em três mil milhões de euros.
Empresários querem medidas mais duras para descer o défice (Diário Económico) O Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) elaborado pelo Governo avança com medidas necessárias, mas podia ir mais além na redução da despesa e na dinamização da economia, no entender dos empresários e gestores.
Cavaco Silva quer “estabilidade política” (Diário Económico) Em directo do Palácio de Belém, com quatro anos de mandato cumpridos, Cavaco Silva regressou ontem às entrevistas para defender a "estabilidade política" como uma arma "fundamental para concretizar as mudanças que o país precisa e enfrentar os problemas económicos e sociais".
Cavaco Silva não acredita que o Governo desconhecia negócio entre PT e TVI (Público) O Presidente da República mostrou reconhecer algumas fragilidades na situação política, mas deixou claro que não será ele a ter a iniciativa de dissolver a Assembleia da República.
Portugal vai crescer mais devagar do que estava previsto (Público) O país crescerá menos 2,7 por cento no futuro do que seria de esperar. A culpa é do desemprego e das dificuldades de acesso ao crédito.
Sindicato do Ministério Público forçou processo a Lopes da Mota (i) Os dois procuradores que conduzem a investigação ao processo Freeport não pretendiam denunciar as pressões de Lopes da Mota por entenderem que o caso não tinha a relevância que acabou por assumir. A acusação foi precipitada pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, havendo no processo disciplinar, a que o i teve acesso, alusões a uma "estratégia de política sindical" relativamente ao episódio que alimentou meses de debate público, levou por duas vezes o ex-ministro da Justiça, Alberto Costa, ao parlamento e culminou na demissão de Lopes da Mota da presidência da Eurojust.
"Hoje se quisesse começar, não começava em Portugal" (i) Parece haver uma ordem nas coisas. Aos 27 anos, Luís Portela desistiu do sonho de usar a ciência para descobrir a verdade e decidiu liderar o laboratório farmacêutico fundado pelo avô em 1924. Fez um pacto consigo mesmo: o dinheiro que sobrasse ajudaria a cumprir o projecto adiado, ainda que pelas mãos de outros. O círculo começa a completar-se. A Fundação Bial, que criou em 1994 para apoiar a investigação científica na área da neurofisiologia, com um carinho especial pelos segredos da mente, já deu bolsas a 1050 investigadores de mais de 30 países. Um deles pode ter feito a diferença.
Pilotos da TAP param seis dias nas férias da Páscoa (Jornal de Notícias) Os pilotos da TAP vão entrar em greve de 26 e 31 do corrente, de acordo com a decisão aprovada ontem à noite, quarta-feira, pelo sindicato em assembleia geral. As datas coincidem com o período das férias da Páscoa e deverão afectar muitas ligações.
Inspecções vão ser liberalizadas (Jornal de Notícias) A Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA) considera que os exames periódicos de viaturas vão ser menos rigorosos com as alterações propostas pelo Governo para o sector, ao preverem o acesso à actividade "sem regras". Actualmente, o país conta com 171 centros.
Fisco arrecada 800 milhões (Correio da Manhã) Teixeira dos Santos admite que aumento da carga fiscal previsto no documento vai afectar mais de três milhões de portugueses.
Contas confusas nos telemóveis (Correio da Manhã) O Comité de Validação do Grupo de Trabalho UMTS, liderado por Eduardo Cardadeiro, já validou projectos da TMN, Vodafone e Optimus no valor de 904 milhões de euros. "Estão por realizar cerca de 99,7 milhões de euros", afirmou aquele responsável, ontem, perante os deputados da Comissão de Inquérito à Fundação do Magalhães.
Mais lidas