pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

17 de Novembro de 2009 às 07:43

EDP e Galp vão ser também inspeccionadas pelas Finanças (Jornal de Negócios) As investigação da Inspecção Geral das Finanças (IGF) às empresas que surgem mencionadas no processo "Face Oculta" vão abranger também a EDP e a Galp.

Quem está a pagar a crise do mercado de trabalho? (Jornal de Negócios) Num ano, a economia portuguesa perdeu mais de 150 mil empregos. O INE divulga hoje os dados referentes ao terceiro trimestre. Esta é já a maior crise de emprego desde o início dos anos 90. Homens, jovens e trabalhadores pouco qualificados estão entre os mais prejudicados

Crise força patrões a recorrer mais aos contratos a prazo (Diário Económico) "Hoje contratei um director fabril a termo incerto", conta Albano Alves, empresário responsável por uma ‘holding' de sete empresas de várias áreas, da transformação do papel ao imobiliário. Esta contratação vem pôr fim a um período de vários meses durante o qual este patrão não integrou novos funcionários. A fábrica de papel que vai inaugurar, em Janeiro, em Sintra, obriga à contratação de novos quadros. Todos a prazo. "Vamos recrutar algumas pessoas a termo, outras à experiência", diz. E justifica: "Os trabalhadores são uma carta fechada". Para esta opção contribui também a lei laboral, excessivamente burocrática e pouco transparente, segundo o empresário.

Novas escutas a Sócrates não têm relevância criminal (Diário Económico) As cinco novas escutas telefónicas entre Armando Vara e José Sócrates deverão ter o mesmo destino das escutas referentes às duas certidões extraídas do caso Face Oculta, que envolviam conversas sobre negócios da área da comunicação social: serão consideradas criminalmente irrelevantes e será pedida a sua destruição.

Cavaco recebe presidente do STJ com destino de escutas por decidir (Público) O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recebe ao fim da tarde de hoje, em Belém, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Noronha Nascimento. Apesar de o conselheiro ter sido reeleito pelos seus pares há cinco dias, a audiência poderá ir além de meras razões protocolares: do encontro não deverá ficar de fora a controvérsia gerada pelas certidões do processo Face Oculta em que o primeiro-ministro José Sócrates é referenciado como suspeito de um crime de atentado ao Estado de direito.

Ongoing entregou ao BESI venda da fatia que detém na Impresa de Pinto Balsemão (Público) A Ongoing, presidida por Nuno Vasconcellos, mandatou o Banco Espírito Santo Investimento (BESI) para vender a posição de 25 por cento que detém na Impresa, holding detida em mais de 50 por cento por Francisco Pinto Balsemão.

Presidente irritado com procurador (i) O procurador-geral da República, Pinto Monteiro, ficou a par das suspeitas do Ministério Público de Aveiro relativamente à actuação do primeiro-ministro a 24 de Junho. E nunca pôs o Presidente da República a par do que se passava. A indiferença de Pinto Monteiro pelo "mais alto magistrado da nação" deixou os elementos do staff presidencial em fúria: quando o antecessor de Pinto Monteiro na Procuradoria, Souto Moura, soube que o processo Casa Pia atingia membros de órgãos de soberania - no caso, Paulo Pedroso, deputado do PS -, informou o Presidente da República de então, Jorge Sampaio.

Parceiros sociais fazem os primeiros pedidos à ministra (i) O que terão em comum governos, sindicatos e patrões quando hoje se sentarem à mesa onde será aberta a época das negociações da concertação social? A certeza de que o desemprego continuou a subir muito no terceiro trimestre e a prometer estragos ainda mais avultados durante os próximos meses.

Presidente muito atento a ‘Face Oculta’ (Correio da Manhã) O Presidente da República reúne-se hoje com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Noronha Nascimento, para discutir os últimos desenvolvimentos do processo ‘Face Oculta’. Em cima da mesa deverá estar a intervenção do STJ e da Procuradoria-Geral da República (PGR) na declaração de nulidade das escutas telefónicas em que aparece a voz do primeiro-ministro, José Sócrates.

Financeiras emprestam 5,6 milhões/dia ao consumo (Correio da Manhã) As empresas de crédito emprestaram entre Agosto e Setembro 5,6 milhões de euros por dia para a compra de carro, artigos para o lar e crédito pessoal, entre outros. No ano passado, no mesmo período, os portugueses pediram 7,3 milhões de euros por dia para o consumo, segundo dados avançados pela Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC).

Credores aprovam liquidação da Itarion (Jornal de Notícias) Três meses depois do início do processo de insolvência, os credores da Itarion Solar aprovaram, ontem, a liquidação da empresa. O consórcio liderado pela EDP continua interessado na produção de painéis solares e pode, agora, adquirir as instalações, mas não quis comprar a empresa, cujas dívidas ascendem a 26 milhões de euros.

15% dos contratados por Espanha são portugueses (Jornal de Notícias) Dos três mil empregos criados por obras públicas na Galiza, como parte das medidas de combate à crise, 15% foram ocupados por portugueses, empregados por mais de metade das empresas envolvidas.

José Penedos não entrega declaração no TC há dez anos (Diário de Notícias) A última declaração de rendimentos entregue por José Penedos no Tribunal Constitucional data de 1999, quando este era deputado do PS no Parlamento. Como presidente da REN, nunca declarou nada àquele órgão. Os juristas dividem-se sobre o dever ou não de o fazer. O gestor, um dos arguidos no processo 'Face Oculta', é hoje ouvido no DIAP de Aveiro

Ver comentários
Publicidade
C•Studio