pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de Imprensa Nacional

As principais notícias da imprensa diária nacional

28 de Fevereiro de 2005 às 09:13

As principais notícias da imprensa diária nacional

Finanças vão investigar crédito bonificado (Jornal de Negócios) Os benefícios de contratos de crédito bonificado para habitação vão continuar sob observação atenda da Inspecção- Geral de Finanças (IGF) em 2005. Apesar de este regime estar extinto desde 2002, a IGF quer verificar se os titulares de crédito bonificado cumprem as condições legais que lhes permite manter a subsidiação do Estado.

EDP Brasil vai investir 290 milhões de euros em 2005 sem recorrer ao accionista (Jornal de Negócios) A EDP Brasil vai investir um mínimo de 290 milhões de euros no mercado brasileiro este ano, assegurou ao Jornal de Negócios Martins da Costa, presidente executivo da empresa.

OE 2005 com buraco de 200 milhões de euros (Jornal de Negócios) O Orçamento de Estado para 2005 tem um «buraco» de pelo menos 200 milhões de euros referentes às receitas de dividendos. O facto de a Caixa Geral de Depósitos não pagar qualquer dividendo em 2005- em relação aos resultados de 2004- e as dúvidas em relação à reestruturação da energia estão na base desta insuficiência de receitas.

Teixeira dos Santos quer incentivos à poupança (Diário Económico) O presidente da Comissão de Mercados de Valores Mobiliários defende, em entrevista ao Diário Económico, incentivos fiscais para desincentivar o consumo e estimular a poupança.

Terminando hoje o seu mandato, considera que a CMVM tem de recuperar a independência perdida.

Anacom dá luz verde ao Optimus Home da Sonaecom (Diário Económico) A Anacom, regulador do sector das telecomunicações deu, sexta-feira, luz verde à comercialização do Optimus Home, o novo serviço fixo de voz da Sonaecom, considerando que se trata de "uma alternativa ao tradicional serviço de telefonia fixa".

O Optimus Home, lançado há três meses, propõe um telefone fixo sem assinatura mensal.

Finanças de Lisboa fez 181 pedidos de levantamento do segredo bancário (Diário Económico) A Direcção de Finanças de Lisboa suscitou o levantamento do segredo bancário em 181 casos de suspeita de fraudes na compra e venda de casa.

Estas situações dizem respeito a transacções de imóveis efectuadas em 2001 e 2002 e que têm estado sob escrutínio das Finanças desde meados de 2003, de acordo com números a que o Diário Económico teve acesso.

Gasta-se um barril de petróleo por mês nas casas portuguesas (Público) Uma família urbana portuguesa pode gastar 12,2 barris de petróleo por ano em transportes, energia eléctrica para os seus principais electrodomésticos e em embalagens.

Os valores resultam de uma simulação feita por investigadores do Instituto Superior Técnico. Mostra ainda que a poupança energética dentro de casa pode contribuir para reduzir a factura energética do país em cinco por cento. A família também ganha. Por Lurdes Ferreira

Governo pode tomar posse antes do dia 10 (Diário de Notícias) Após dia 2, apurados os resultados, a AR abre portas e governo pode tomar posse.

O tempo para um governo tomar posse varia dos 15 dias de Guterres em 95 aos 20 de Durão em 2002.

A Constituição e a lei não impõem um prazo para José Sócrates ter o seu governo pronto para entrar em funções. Mas é do interesse do futuro primeiro-ministro, e este já o prometeu publicamente, que o Executivo tome posse "o mais rapidamente possível". O que, de acordo com todos os prazos legais e constitucionais cruzados pelo DN, aponta para uma data a partir do início da semana que vem. A posse do executivo pode mesmo ocorrer antes do dia 10 de Março, embora o calendário seja apertado.

Publicidade
C•Studio