Revista de imprensa diária
Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Cofidis ultima oferta para aquisição do Crédibanco (Jornal de Negócios) A Cofidis Portugal, empresa de crédito à distância, prepara-se para apresentar uma proposta de compra do negócio do Crédibanco, a unidade de crédito ao consumo do BCP. Segundo adiantou em entrevista ao Jornal de Negócios Thomas de Bourayne, director-geral da empresa em Portugal, «é muito provável que apresentemos uma proposta».
Governo mantém benefícios ao Interior (Jornal de Negócios) As empresas fixadas no Interior do país e abrangidas pelo regime simplificado de tributação deverão manter em 2005 o benefício de que gozavam ao serem tributadas a uma taxa inferior à taxa geral (25%) prevista para o IRC. Isto apesar de a proposta do Orçamento do Estado (OE) para 2005 não prevê qualquer prorrogação do regime especial de apoio ao desenvolvimento do Interior.
Lusosider vai criar 4.000 postos de trabalho (Diário Económico) Os brasileiros da Companhia Siderúrgica Nacional, accionistas de referência da Lusosider, vão arrancar, já em Janeiro de 2005, com a construção da unidade de laminagem a frio e acabamento no concelho do Seixal. Com o projecto, o investimento ascende a 340 milhões de euros, sendo criados nesta fase cerca de quatro mil postos de trabalho directos e indirectos.
Governo quer novos critérios na actualização salarial (Diário Económico) A proposta do Governo para o Contrato Social para a Competitividade e Emprego prevê que a actualização dos salários seja feita de dois em dois anos e tenha por base a inflação da zona euro corrigida, os ganhos da produtividade nacional e os ganhos diferenciais de produtividade em relação a um grupo de cinco países da União Europeia.
Governo altera regras no subsídio de desemprego (Público) Os beneficiários do subsídio de desemprego com três ou mais filhos vão poder recusar um emprego a mais de 20 quilómetros de distância da residência, independentemente da idade dos descendentes, revelou ontem fonte do Ministério da Segurança Social. Esta é uma das três alterações introduzidas pelo ministro da Segurança Social, da Família e da Criança ao projecto de diploma do novo regime do subsídio de desemprego, apresentado pelo anterior Governo.
Novo Conselho de Administração do fisco recupera estrutura criticada pela maioria (Público) Os partido da maioria criticaram, quando estiveram na oposição, a criação de uma estrutura de cúpula da administração fiscal, semelhante à que foi anunciada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais no passado sábado. Essas reticências foram levantadas quando o Governo PS criou, em 1999, a Administração Geral Tributária (AGT), que acabou por ser extinta pela actual maioria em finais de 2003.
CGTP chumba contrato social (Diário de Notícias) A CGTP considera que o texto do Contrato Social para a Competitividade e Emprego é inaceitável no que diz respeito à política de rendimentos, uma vez que representa mais moderação salarial. Carvalho da Silva acusa o Governo de, propositadamente, subavaliar os valores da inflação e da produtividade para com isso empurrar os salários para a baixa.
João Nabais e Luís Represas interessados na compra do Pavilhão da Realidade Virtual (Correio da Manhã) O Pavilhão da Realidade Virtual, na ParqueExpo, vai ser vendido por cerca de cinco milhões de euros. Entre os compradores encontram-se o advogado João Nabais e o músico Luís Represas, noticiou o «Correio da Manhã».
Mais lidas