pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária

25 de Janeiro de 2006 às 09:01

Governo pondera abdicar do «chairman» na gestão da PT (Jornal de Negócios) O Governo está seriamente inclinado a mudar o modelo de governação em vigor na Portugal (PT), abdicando da figura de «chairman» (presidente do conselho de administração), um cargo que actualmente é exercido por Ernâni Lopes, soube o Jornal de Negócios. Esta será a questão de fundo da assembleia geral (AG) da PT, agendada para o próximo dia 21 de Abril.

Finanças recrutam auditoras para vigiar cotadas (Jornal de Negócios) O Ministério das Finanças lançou um «apelo» às Big 4 (KPMG, Delloite, Price WaterHouse Coopers e Ernst & Young) para que se tornem aliadas na identificação das manobras fiscais praticadas pelas empresas cotadas na bolsa portuguesa, e que são suas clientes.

Ryanair negoceia centro de operações no Porto (Diário Económico) A ANA – Aeroportos de Portugal está a negociar com a Ryanair a hipótese de a companhia irlandesa de baixo custo criar um centro de operações no Aeroporto Sá Carneiro. A concretização deste objectivo permitiria potenciar aquela infraestrutura onde nos últimos anos foram investidos perto de 350 milhões de euros, mas também aumentar a captação de passageiros espanhóis da zona da Galiza.

Banca portuguesa não entra na guerra das comissões (Diário Económico) O Santander aboliu as comissões no mercado espanhol. Portugal não acompanha o movimento. Os bancos portugueses vão manter-se à margem da “guerra das comissões” lançada pelo grupo Santander em Espanha, que anunciou a eliminação de comissões relativas à domicialiação de ordenado ou de pensões, crédito à habitação e planos de poupança reforma.

Autarquias podem vir a ficar com parte do IRS (Público) Nova lei das Finanças Locais estuda alternativas às receitas da construção civil.

Via Verde deve chegar aos dois milhões de clientes em 2006 (Público) Investimento de 1,3 milhões de euros este ano. Sistema já representa 60 por cento das transacções

Notários ameaçam processar Estado (Diário de Notícias) Os notários portugueses colocam a hipótese de levar o Estado português a tribunal se se confirmar a transferência para as conservatórias de uma série de competências até agora desempenhadas de forma exclusiva e obrigatória pelos cartórios notariais.

Joaquim Goes é candidato a administrador financeiro da PT (Diário de Notícias) Joaquim Goes, administrador não executivo da Portugal Telecom e executivo de BES, poderá substituir Zeinal Bava como administrador financeiro (CFO) do grupo de telecomunicações, apurou o DN. Goes é um "forte candidato" ao cargo, tendo um "perfil e competências adequadas".

Publicidade
C•Studio