pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Revista de imprensa nacional

As principais notícias da imprensa diária nacional

03 de Outubro de 2005 às 09:29

As principais notícias da imprensa diária nacional

Galp vai fazer aquisições para crescer no sector eléctrico (Jornal de Negócios) A estratégia da Galp energia para entrar no mercado eléctrico vai assentar numa combinação de crescimento orgânico e de aquisições, revelou ao Jornal de Negócios o presidente executivo da empresa (CEO), Marques Gonçalves.

Fisco tem 23 mil imóveis penhorados para vender (Jornal de Negócios) A Direcção-geral dos Impostos (DGCI) tem 22.948 prédios penhorados por dívidas fiscais no valor de 477 milhões de euros que pretende colocar à venda. A informação faz parte do «Plano de Emergência para a Cobrança Coerciva em 2005», a que o Jornal de Negócios teve acesso.

Tribunal de Contas chumba acordo com Cruz Vermelha (Jornal de Negócios) O Tribunal de Contas recusou dar o visto prévio ao acordo celebrado em Março pelo Ministério da Saúde e a sociedade gestora do hospital da Cruz Vermelha, noticiou hoje o Jornal de Negócios.

Ofertas pela Compal acima dos 300 milhões (Diário Económico) A capital de risco 3i, cotada na bolsa de Londres, a Sociedade Central de Cervejas e a Coca-Cola, a primeira a avançar com uma oferta, já entregaram propostas concretas para comprar a empresa do grupo Nutrinveste. As ofertas apresentadas estão acima dos 300 milhões de euros, podendo a venda acabar por ultrapassar os 400 milhões.

«Cavaco Silva tem de dizer o que quer para o país» (Diário Económico) O ex-primeiro-ministro considera difícil o aparecimento de uma nova candidatura à direita e põe-se de fora da corrida presidencial. Em entrevista ao DE, acusa Sampaio de ter dois pesos e duas medidas por cumplicidade política com o actual governo.

Custos dos despedimentos afectam competitividade (Diário Económico) A economia nacional continua a perder competitividade, já que cada unidade produzida no segundo trimestre custou, em média, mais 5,3% do que no período homólogo, devido sobretudo à subida dos custos laborais associados às indemnizações pagas pelos despedimentos na indústria.

Governo quer baixar as reformas mais cedo (Público) O Governo deve propor, em sede de concertação social, uma discussão sobre o sistema de transição para a nova fórmula de cálculo das pensões, disse ao Público o ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José António Vieira da Silva.

Patrick Monteiro de Barros diz que não desiste da central nuclear (Público) Apesar do veto do Governo, o empresário Patrick Monteiro de Barros, o rosto mais mediático da defesa do nuclear em Portugal, diz estar «disponível para um debate aberto e esclarecido» sobre a ideia, num momento que diz justificar-se pela escalada dos preços do petróleo.

Orçamento congela gastos correntes e investimento (Diário de Notícias) O Orçamento do Estado para 2006, que o Governo entregará à Assembleia da República dia 14 de Outubro, vai contabilizar verbas de despesa corrente e de investimento para o subsector próximas da previsão de execução de 2005, apurou o DN . Um objectivo que já pressupõe a realização de poupanças por via da reorganização que será proposta pela comissão técnica que já está a estudar a reorganização da administração pública.

TNT Portugal analisa empresas para adquirir em 2006 (Diário de Notícias) A TNT Portugal quer comprar uma empresa de transportes no mercado nacional. O negócio esteve prestes a ficar concluído há cerca de dois meses, mas no final ambas as partes concluíram que o negócio «não era bom». Em entrevista ao DN, Fernando Melo, director-geral da TNT Portugal, explica que a empresa precisa «de crescer acima dos 10%», e está atento a possíveis aquisições no mercado.

Publicidade
C•Studio