O dia num minuto: Os casos Volkswagen, Sócrates e BES, o novo produto de poupança do Estado e o tweet de Hillary
O CEO da Volkswagen caiu e o novo pode chegar de Porsche. O Governo anunciou a venda de obrigações para pequenos investidores. O défice voltou a dominar a campanha. Sócrates ganhou um recurso na Justiça.
Volkswagen perde CEO e ganha investigação europeia. Os pedidos de desculpa não evitaram a saída de Martin Winterkorn da presidência executiva da Volkswagen, que anunciou a demissão. Leva para casa uma pensão de 28 milhões de euros, a que pode somar-se uma indemnização. Matthias Mueller, o CEO da Porsche, é apontado como o mais provável sucessor. A Comissão Europeia veio apelar a que os países avancem com investigações, depois de se saber que o "software" que iludia os testes está presente também em carros vendidos na Europa. O ministro da Economia, Pires de Lima, afirmou esta quinta-feira que o Governo está a trabalhar com o IMT para averiguar se há problemas em Portugal. A Volkswagen vai publicar na sexta-feira a lista de veículos onde foi aplicado o sistema de manipulação dos gases poluentes.
Sector automóvel arrasta bolsas para mínimos. A fraude nas emissões poluentes da Volkswagen voltou hoje a penalizar as acções das fabricantes automóveis, contribuindo para a queda das bolsas europeias. O índice Stoxx600 perdeu 2%, recuando para o nível mais baixo em quatro semanas. A BMW destacou-se pela negativa, ao desvalorizar 5,5%, depois de a revista Auto Bild ter noticiado que um teste independente a um dos modelos da marca germânica revelou emissões poluentes muito superiores às oficiais. A praça portuguesa não escapou à maré do resto da Europa, com o valor do PSI-20 a encolher 1,4%.
Obrigações do Tesouro para pequenos investidores. A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, anunciou esta quinta-feira após a reunião de Conselho de Ministros, o lançamento de um novo produto de poupança para as famílias portuguesas, complementar aos certificados de aforro e aos CTPM (Certificados do Tesouro Poupança Mais). São obrigações do Tesouro semelhantes às que já existem, mas destinadas a pequenos investidores de retalho, com taxas em linha com as do mercado, graças a um prémio que ainda não está definido. O Negócios reuniu a informação já disponível sobre o produto em 10 respostas. O Governo aprovou ainda novos fundos de capital e dívida para apoiar o financiamento de PME.
Cumprir o défice não exige medidas adicionais. A garantia foi deixada pela ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, após o Conselho de Ministros. "Historicamente o segundo semestre é melhor em termos de execução orçamental e quando estamos em ciclo de crescimento é especialmente melhor", disse, reiterando a meta de 2,7% do PIB para este ano, um dia depois de o INE ter revelado que um saldo negativo de 4,7% até Junho. A Moody’s emitiu uma nota sobre Portugal onde afirma que o adiamento da venda do Novo Banco representa um risco negativo para as contas públicas.
Costa acusa Passos de "descaramento absoluto". O Novo Banco e o impacto nas contas públicas voltaram a marcar a campanha. Na Figueira da Foz, António Costa acusou Passos Coelho de "falta de decoro" para com os portugueses por ter a o "descaramento absoluto" de dizer que o adiamento da venda do Novo Banco "é, afinal, um enorme sucesso", pelo facto de estar a render juros. O Governo, por Luís Marques Guedes, acusou a oposição de "má-fé" pela forma como está a usar os números do défice na campanha. Passos Coelho afirmou, em Bragança, que está disponível para compromissos com todos os partidos após as eleições.
Tribunal Europeu considera que o Governo pode baixar pensões temporariamente. O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem considerou esta quinta-feira que Portugal tinha o direito a diminuir, de forma "limitada e temporária", as pensões de reforma no quadro do plano de ajuda externa que o salvou da falência em 2011. A posição do Tribunal foi assumida depois de um processo instaurado por uma septuagenária portuguesa, reformada da função pública desde 2009. A decisão pode ter consequências nos muitos processos que correm em Portugal.
Caso BES: Goes acusa Salgado e Morais Pires. Joaquim Goes, ex-administrador do BES, acusa, em carta enviada ao Banco de Portugal, Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires de terem, de forma intencional, desvalorizado "os potenciais riscos" da emissão de papel comercial, de acordo com um documento que a revista Visão revela na sua edição de quinta-feira. Segundo Joaquim Goes havia "quatro olhos conluiados", os CEO e CFO do BES, Ricardo Salgado e Amílcar Morais Pires, respectivamente. José Maria Ricciardi acusou o primo ter tido uma "gestão absolutamente ruinosa e vergonhosa" à frente do GES numa entrevista ao programa Negócios da Semana, na SIC.
Trabalhadores do Novo Banco temem despedimentos
Sócrates vai ter acesso às provas da investigação. O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu pelo levantamento do segredo de justiça interno no processo Operação Marquês, dando razão à queixa promovida por José Sócrates. A decisão, tomada pelo juiz Rui Rangel, relator do processo, permite que a defesa do antigo primeiro-ministro tenha acesso à prova que tem vindo a ser reunida pelo Ministério Público. É o primeiro recurso ganho por José Sócrates neste processo.
Debandada em Meca faz mais de 700 mortos. Uma súbita debandada no Vale de Mina provocou a morte a 711 pessoas e 805 feridos, segundo a Defesa Civil da Arábia Saudita, durante um dos rituais da peregrinação anual a Meca. Os peregrinos foram esmagados quando milhares de pessoas começaram a fugir, por motivos ainda desconhecidos. De acordo com a Reuters, esta é já considerada a maior trajédia do género em 25 anos. Em Julho de 1990 morreram 1.426 peregrinos numa localidade perto de Meca.
O tweet de Hillary Clinton. A candidata às primárias do partido Democrata manifestou indignação através do Twitter pelo facto de uma farmacêutica ter aumentado o preço de um medicamento para o tratamento da toxoplasmose de 13,5 para 750 dólares. A decisão gerou uma onda de protesto, ampliada por Hillary Clinton. O presidente da Turing Pharmaceuticals já veio dizer que vai voltar a baixar o preço do fármaco. Só não disse para quanto.
Mais lidas