A semana em 5 minutos: Petróleo ao fundo, dono da Fosun detido, Isabel dos Santos polémica e Merkel em alta
O líder da Fosun, Guo Guangchang, foi detido. Ricardo Salgado é um homem livre. A Transparência Internacional colocou Isabel dos Santos numa lista de corrupção. Ela rejeita as acusações. Dois desportistas no topo: LeBron e Ronaldo.
SEGUNDA-FEIRA, 7 DEZEMBRO
Taxas moderadoras vão baixar. O ministro da Saúde anunciou que as taxas moderadoras vão baixar em 2016 e que os utentes previamente referenciados pela Linha Saúde 24 ou pelos cuidados de saúde primários não pagarão taxas nas urgências hospitalares. "Paga quem tiver de pagar, porque tem um consumo ou uma utilização de cuidados inapropriada. Não pode, ou não deve, pagar quem não tem uma alternativa a não ser recorrer a um ponto de cuidados de saúde que a pessoa julga o mais adequado", disse Adalberto Campos Fernandes aos jornalistas, no final de uma visita às instalações da Linha Saúde 24.
Católica é a melhor portuguesa na ranking do FT. A Católica Lisbon é a melhor escola de negócios portuguesa, de acordo com o ranking do Financial Times, ocupando o 26º lugar da lista elaborada pelo jornal inglês. Neste ranking, que é constituído por 85 escolas, estão mais duas portuguesas: a Nova School of Business and Economics (Nova SBE), logo atrás da Católica na 28ª posição, bem como a Porto Business School, que surge na 62ª posição.
Governo mantém portagens nas Scut. O Governo não está disponível para abolir portagens em nenhuma antiga Scut, mas admite estudar uma forma de aliviar utilizadores de algumas zonas do país, disse ao Negócios fonte do Executivo. O PCP já entregou no Parlamento vários projectos de resolução, no sentido da abolição da cobrança de taxas de portagem na A23, na Via do Infante (A22), na auto-estrada transmontana e na A24 (que liga Viseu e Chaves). Também o Bloco de Esquerda já apresentou propostas nesse sentido no caso do Algarve. O PS, no entanto, não assumiu qualquer compromisso de abolição de portagens nem na proposta eleitoral que apresentou nem no programa de Governo.

Bruxelas pede "vontade e capacidade" ao novo Governo. O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, disse esperar que Portugal demonstre "vontade e capacidade de sair do procedimento de défices excessivos". As declarações foram feitas à entrada para a reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, naquela que foi a estreia do ministro socialista das Finanças, Mário Centeno, frente aos seus homólogos da Zona Euro. Moscovici reafirmou a necessidade de Portugal apresentar o projeto de Orçamento do Estado para 2016, onde deverá ficar "bem marcada a vontade e a capacidade de sair do procedimento de défices excessivos" do novo Executivo, no contexto da obrigatoriedade de os Estados-membros registarem um défice abaixo dos 3%.
FN venceu eleições regionais em França. A Frente Nacional (FN) partido de extrema-direita, venceu seis regiões em 13 na primeira volta das eleições eleições regionais, com um resultado nacional recorde de 28%. Nas regionais de 2010 tinha obtido 11%. Os republicanos de Sarkozy ficaram em segundo lugar, com 27%, enquanto os socialistas do presidente Hollande obtiveram apenas 23,3%. A FN ultrapassou largamente a oposição de direita moderada e os socialistas do presidente François Hollande em três regiões decisivas a norte (Nord-Pas-de-Calais-Picardie), onde se apresentou a sua presidente Marine Le Pen; no sudeste (Provence-Alpes-Côte d'Azur), onde a campanha foi conduzida pela sua sobrinha Marion Maréchal-Le Pen; e no leste (Alsácia-Champagne-Ardenas-Lorena), com o estratega do partido, Florian Philippot. A segunda volta das regionais francesas terá lugar a 13 de Dezembro.

Ronaldo no top 10 das celebridades mais bem pagas. O pugilista Floyd Mayweather lidera a lista da Forbes das celebridades que mais receberam durante o ano de 2015, superando o rival Manny Pacquiao e a cantora Katy Perry. O português Cristiano Ronaldo aparece no décimo posto. Veja a fotogaleria.
TERÇA-FEIRA, 8 DEZEMBRO
Valls ao lado de Sarkozy contra Le Pen. O primeiro-ministro francês, o socialista Manuel Valls, apelou à concentração de votos nos partidos moderados para derrotar a extrema-direita na segunda-volta das regionais gaulesas, marcadas para 13 de Dezembro. O mesmo é dizer que o político socialista pretende uma união contra a Frente Nacional (FN) de Marine Le Pen. Em declarações ao canal televisivo TF1, Manuel Valls revelou que pelo menos três candidatos do PS francês – de três regiões onde a FN conseguiu vitórias mais folgadas – vão desistir a favor dos candidatos apresentados pelo Partido Republicano de Sarkozy que alcançaram a segunda posição.
Bolsas em queda, petróleo a afundar. As bolsas viveram uma sessão "negra", pressionadas pelo "ouro negro". O petróleo afundou, baixando dos 40 dólares em Londres, com os maus dados da China a acentuarem o pessimismo dos investidores em torno da matéria-prima fomentado pela OPEP. O yuan tocou em mínimos de quatro anos. A bolsa de Lisboa desceu 1,67% para 5.162,46 pontos.
Anglo American corta 85 mil empregos. A queda dos preços das matérias-primas obrigou a Anglo American a avançar com uma "estratégia de reestruturação mais rápida e agressiva". A empresa anunciou o corte de cerca de 85 mil posto de trabalho e a suspensão do dividendos referentes ao segundo semestre de 2015 e a 2016. A Anglo American é produtora de minério de ferro, manganésio, carvão, cobre e níquel.
Portugal empenhado na "descarbonização da economia". O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, destacou esta terça-feira o empenho de Portugal "com a profunda descarbonização da sua economia", durante o discurso que fez no segmento de alto nível na Cimeira do Clima (COP21) em Paris. Perante o plenário da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, João Matos Fernandes elencou os objectivos de Portugal na luta contra as alterações climáticas, destacando o papel das "áreas da reabilitação urbana, da eficiência energética e da mobilidade sustentável". A COP21 reuniu em Paris representantes de 195 países, que tentarão alcançar um acordo vinculativo sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa que permita limitar, até 2100, o aquecimento da temperatura média global da atmosfera a dois graus centígrados acima dos valores registados antes da revolução industrial.

Portugal a meio da tabela dos salários mínimos.
Dez países tentam novo acordo sobre a taxa Tobin. Dez países da União Europeia, onde se inclui Portugal, chegaram a acordo sobre alguns elementos de uma eventual taxa sobre transacções financeiras intradiárias, e apontaram meados de 2016 como nova meta temporal para um acordo final. Já lá vão quatro anos de negociações e vários adiamentos e o plano é agora ter a taxa no terreno em 2017. A dificuldade em chegar a um entendimento torna o pequeno passo dado no Ecofin desta terça-feira, dia 8 de Dezembro, num grande passo para os negociadores, em particular para a França que tem sido um dos países mais activos a promover a taxa Tobin.O valor da taxa, o destino a dar à receita e vários elementos sobre o universo da sua aplicação continuam por definir. De acordo com o texto, dez países da UE (França, Alemanha, Bélgica, Áustria, Eslovénia, Portugal, Grécia, Eslováquia, Itália, Espanha) concordaram em taxar transacções financeiras intradiárias com acções e produtos derivados, um imposto que deverá ser pago por todos os negociadores com excepção de agentes e casas de liquidação quando actuarem com intermediárias.
LeBron assina contrato vitalício com a Nike. O basquetebolista norte-americano LeBron James, jogador dos Cleveland Cavaliers, assinou com a Nike um contrato de patrocínio vitalício. Os valores do acordo não foram divulgados mas o agente desportivo David Falk, que representou Michael Jordan durante grande parte da sua carreira, estima que estes poderão andar em tornou dos 400 milhões a 500 milhões de dólares. Em comunicado, a Nike destaca que o desportista de 30 anos representa "um valor significativo para a empresa, para a marca e para os accionistas".

QUARTA-FEIRA, 9 DEZEMBRO
Banco de Portugal prevê crescimento mais lento.
BES e Isabel dos Santos na lista da Transparência Internacional. O BES está entre o lote dos 15 casos mais simbólicos de "grande corrupção" para a Transparência Internacional. A organização não-governamental que tem como principal objectivo a luta contra a corrupção, refere que o banco português "ajudou, alegadamente, corruptos de todo o mundo" e diz que "as más práticas sistémicas causaram o colapso de um dos maiores bancos europeus". Desta lista faz também parte a empresária angolana Isabel dos Santos, por alegado "branqueamento de capitais" e "apropriação de bens do Estado". E ainda a FIFA, devido aos vários escândalos de corrupção que originaram 81 investigações à organização que rege o futebol mundial, e também a petrolífera brasileira Petrobras, por "suborno a políticos". A lista foi divulgada no dia mundial da luta contra a corrupção, assinalado em Lisboa por uma conferência que contou com a participação da ministra da Justiça, Francisca van Dunem.

Isabel dos Santos está na lista da Transparência Internacional por alegado "branqueamento de capitais".Cavaco Silva elogia Irlanda e diz que Portugal está "no caminho certo". "Nós invejamos a taxa de crescimento económico que recentemente a Irlanda tem vindo a alcançar. Quando ouvimos falar em 5% ou 6% de crescimento económico, não há país na União Europeia que não tenha inveja da Irlanda", declarou, na conferência de imprensa conjunta com o presidente irlandês, Michael Higgins, que fez uma visita de Estado a Portugal. Mesmo o país não conseguindo um desempenho como o irlandês, o Presidente da República considerou que "Portugal está no caminho certo e eu espero que mantenha essa trajectória de crescimento económico e criação de emprego", disse.
Governo já começou a negociar com accionistas da TAP. O Governo já começou a negociar com a Atlantic Gateway para que os accionistas maioritários da TAP baixem a participação actual de 61% para um máximo de 49%, de forma a que o Estado recupere o controlo da maioria do capital. "Já começámos o processo negocial que necessariamente envolve os accionistas, mas que está em desenvolvimento e não quero falar dos detalhes do mesmo nesta fase", afirmou Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infra-Estruturas, à margem do 9º Congresso Nacional da Contratação Pública Electrónica, no ISCTE-IUL, em Lisboa, o primeiro acto público do governante
Menos VW afectados por escândalo de CO2. Há dois gases envolvidos no escândalo da manipulação dos testes de emissões dos automóveis da Volkswagen: o dióxido de azoto e o dióxido de carbono. O maior número de carros afectados diz respeito ao primeiro, que foi também o primeiro a ser descoberto nos EUA. A fabricante automóvel veio agora dizer que o número de viaturas afectadas pelo CO2 é afinal menor. As investigações internas indicam que apenas 36 mil carros - e não as 800 mil viaturas inicialmente estimadas - terão sido afectados pelo escândalo da manipulação de emissões de dióxido de carbono (CO2). As acções estiveram a subir mais de 5% em reacção à notícia.
Merkel personalidade do ano para a revista Times. A Time Magazine nomeou a chanceler Angela Merkel a Personalidade do Ano de 2015 esta quarta-feira, 9 de Dezembro, destacando a sua resiliência e liderança quando confrontada com a crise dos refugiados e com a crise da moeda única europeia. Na listagem da Times figura também o candidato presidencial norte-americano Donald Trump, que ficou em terceiro lugar, e Abu Bakr al-Baghdadi, líder do autoproclamado Estado Islâmico, que ficou na segunda posição.

As tendências de 2015 segundo o Twitter. O Twitter revelou quais foram as tendências na rede social durante o ano de 2015. Os atentados de Paris, em Janeiro e em Novembro, originaram duas das "hashtags" mais usadas pelos utilizadores do Twitter: "#JeSuisCharlie" e "#PrayforParis". Outra das "hashtags" mais utilizadas foi "#LoveWins", aquando da aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo por parte do Supremo Tribunal norte-americano - também a este respeito, o presidente norte-americano, Barack Obama, fez um "tweet" que teve quase 450 mil partilhas. One Direction e Caitlyn Jenner estão também entre os mais populares.
QUINTA-FEIRA, 10 DEZEMBRO
Centeno anuncia medidas para garantir défice abaixo de 3%. A meta que o Governo de Passos Coelho estabeleceu para o défice deste ano, 2,7%, não vai ser atingida. Foi a essa conclusão que chegou o Governo na reunião do Conselho de Ministros. O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou que terão de ser adoptadas "medidas adicionais" que permitam "a saída de Portugal do Procedimento por Défices Excessivos", ou seja, para atingir um défice de pelo menos 3%. Centeno anunciou que vão ser adoptadas três medidas "de reforço da contenção do lado da despesa" para garantir um défice inferior a 3%. A primeira é o "congelamento de processos pendentes de descativações e transições de saldos de gerência". Além disso, o Governo vai reduzir "os fundos disponíveis das administrações públicas para 2015 em 45 milhões de euros" e abster-se de assumir "novos compromissos financeiros não urgentes".

Governo quer acordo de médio prazo com parceiros sociais.
Palácio das Belas Artes tem novo dono.
E o criador da bitcoin é… Após vários anos de investigações, dúvidas e pistas falsas, a identidade misteriosa do fundador da bitcoin poderá ter sido finalmente revelada. Segundo a revista de tecnologia Wired e o site Gizmodo, a pessoa que criou a moeda virtual em 2009 é, provavelmente, um académico de 44 anos, residente nos subúrbios de Sydney, na Austrália. Citando e-mails, ‘posts’ em blogues e documentos, a Wired identifica Craig Steven Wright como o criador do software original da bitcoin sob o pseudónimo de Satoshi Nakamoto. Segundo a publicação norte-americana, o perfil de Craig Wright nas redes sociais sugeria um entusiasta pela moeda virtual. O académico surgia como director executivo da DeMorgan, que tem levado a cabo investigações sobre a bitcoin, proposto um banco para a moeda virtual e oferecido serviços de câmbio.

Fitch prevê "melhorias moderadas" na banca. A Fitch manteve estável o "outlook" para banca portuguesa, justificando a decisão com a "estabilização do perfil de risco das instituições financeiras, em particular dos indicadores que medem a qualidade dos activos". A agência estima que a banca portuguesa deve registar "melhorias moderadas" em 2016, "suportada pelos menores custos de financiamento, em particular nos depósitos, redução do número de postos trabalho a nível doméstico e uma redução das imparidades".
Miguel Sanches vai liderar Autoeuropa. Miguel Sanches vai ser o sucessor de António de Melo Pires como director-geral da Autoeuropa. A informação sobre o novo líder da unidade industrial de Palmela foi revelada pela administração aos trabalhadores. António Chora, representante da comissão de trabalhadores, diz-se "mais descansado" com esta escolha" do engenheiro português de 47 anos. "É alguém com quem já trabalhámos muitos anos", justifica.
Exportações em queda.
SEXTA-FEIRA, 11 DEZEMBRO
SEXTA-FEIRA, 11 DEZEMBRO
Ricardo Salgado libertado. O antigo presidente do BES vai deixar de estar em prisão domiciliária, medida de coacção que lhe foi aplicada há quase cinco meses, depois de o banqueiro ter sido constituído arguido nas investigações ao Universo Espírito Santo, confirmou o Negócios. A libertação de Salgado era esperada depois de o juiz Carlos Alexandre ter decretado a redução a metade a caução de três milhões de euros aplicada ao banqueiro no caso Monte Branco, relativo a suspeitas de fuga ao fisco e branqueamento de capitais. A decisão, do início de Novembro, foi tomada na condição de os 1,5 milhões restantes se destinarem a prestar caução no caso Universo Espírito Santo.

Líder da Fosun detido.
Venda do Banif já está em marcha.

Retalho da Jerónimo com novos líderes.
Empate técnico entre PS e PSD. Se as eleições legislativas tivessem lugar agora, PS e PSD ficariam empatados na primeira posição. A sondagem da Eurosondagem para a SIC e o Expresso atribui 33,7% das intenções de voto ao PS, o que representa uma subida de 1,2 pontos percentuais face ao barómetro de Novembro. Já o PSD, avaliado isoladamente pela primeira vez desde as eleições, surge ligeiramente atrás com 33%. Há no entanto duas alternativas que permitem desbloquear este empate técnico. O Bloco de Esquerda aparece em terceiro com 9,5%, com uma descida de meio ponto face a Novembro, enquanto a CDU fica na quinta posição com 7,8%. Tal significa que os partidos da esquerda parlamentar (PS, BE e PCP e PEV) juntos alcançariam 51%. Isabel dos Santos rejeita acusações da Transparência Internacional. Isabel dos Santos rejeita a classificação que lhe foi dada pela Transparência Internacional. Esta organização colocou a empresária angolana numa lista dos casos de corrupção, divulgada na quarta-feira, por alegado "branqueamento de capitais" e "apropriação de bens do Estado". Sem nunca se referir a esta entidade, a Fidequity (empresa detida por Isabel dos Santos) emitiu um comunicado em reacção ao que considera ser "a informação falsa veiculada nos últimos dias". No referido comunicado, a Fidequity sustenta que "Isabel dos Santos é uma empresária independente e uma investidora privada, representando unicamente os seus próprios interesses. Os investimentos de Isabel dos Santos em empresas angolanas e/ou portuguesas são transparentes e têm sido realizados através de transacções baseadas no princípio de plena concorrência, envolvendo entidades externas, tais como reputados bancos e escritórios de advogados".
Isabel dos Santos rejeita acusações da Transparência Internacional. Isabel dos Santos rejeita a classificação que lhe foi dada pela Transparência Internacional. Esta organização colocou a empresária angolana numa lista dos casos de corrupção, divulgada na quarta-feira, por alegado "branqueamento de capitais" e "apropriação de bens do Estado". Sem nunca se referir a esta entidade, a Fidequity (empresa detida por Isabel dos Santos) emitiu um comunicado em reacção ao que considera ser "a informação falsa veiculada nos últimos dias". No referido comunicado, a Fidequity sustenta que "Isabel dos Santos é uma empresária independente e uma investidora privada, representando unicamente os seus próprios interesses. Os investimentos de Isabel dos Santos em empresas angolanas e/ou portuguesas são transparentes e têm sido realizados através de transacções baseadas no princípio de plena concorrência, envolvendo entidades externas, tais como reputados bancos e escritórios de advogados".
Mais lidas