Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

51,3% dos portugueses adultos não fala uma única língua estrangeira

Mais de metade da população adulta no nosso País admite não falar outra língua além do português. Os dados são do Eurostat e colocam Portugal como o segundo membro da UE onde há mais pessoas que não falam línguas estrangeiras.

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 24 de Setembro de 2009 às 16:31
  • Assine já 1€/1 mês
  • 6
  • ...
Mais de metade da população adulta no nosso País admite não falar outra língua além do português. Os dados são do Eurostat (gabinete de estatística da União Europeia) e colocam Portugal como o segundo membro da UE onde há mais pessoas que não falam línguas estrangeiras.

À frente de Portugal (51,3% de desconhecedores de outros idiomas), só está a Hungria, onde 75% da população entre os 25 e os 64 anos não fala outra língua que não a de origem, refere o Eurostat no seu estudo sobre a aprendizagem de idiomas dos estudantes da UE e sobre os conhecimentos linguísticos dos adultos. A seguir a Portugal vem Espanha, onde 47% da população não fala nenhuma língua estrangeira, Bulgária (44%) e Grécia (43%).

Os países com maior percentagem de população adulta a falar duas ou mais línguas estrangeiras são a Eslovénia, Eslováquia, Finlândia, Lituânia, Estónia e Letónia; a falar uma outra língua temos o Reino Unido, Chipre, Áustria, Grécia e Suécia.

Em 2007, 60% dos estudantes do ensino secundário na UE estudou duas ou mais línguas estrangeiras e um terço estudou uma, ao passo que 6% não estudou nenhuma. Portugal não tem dados para este segmento.

O inglês é a língua estrangeira mais estudada e mais falada entre os adultos. Na Irlanda e no Reino Unido, onde o inglês é língua-mãe, o francês é a língua estrageira mais comum, revela o estudo do Eurostat. Com efeito, o inglês é a segunda língua mais falada em 14 dos 21 Estados-membros para os quais existem estes dados sobre competências linguísticas, entre os quais Portugal.

O russo é a língua estrangeira mais falada na Bulgária, Estados Bálticos e Polónia.

As maiores percentagens de estudantes que estão a aprender outras línguas encontram-se na República Checa, Luxemburgo, Holanda e Finlândia (100%), Eslovénia e Eslováquia (98%) e Estónia (97%). Em Portugal, 26,4% dos estudantes estão a aprender mais do que uma língua.

As maiores percentagens de estudantes que só estudam uma língua estrangeira estão localizadas na Grécia (92%), Itália (74%), Irlanda (73%), Espanha (68%), Malta (60%) e Hungria (57%). Em Portugal, essa percentagem é de 22,3%. Mais de metade dos estudantes do ensino secundário no Reino Unido não estudaram nenhum idioma, seguidos de 19% na Irlanda.

Ver comentários
Outras Notícias